Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENSINO REMOTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Ábia Lima França, Áugusto Cesar Rios Leiro, Mariana Farias Braga

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O presente trabalho discute os desafios e as potencialidades do ensino remoto no curso de Educação Física da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, lançamos mão de um questionário misto com 20 questões, sendo 17 fechadas e três abertas. Participaram da pesquisa 35 estudantes, os quais apontaram seus limites e possibilidades acerca do ensino remoto, que atravessa suas formações acadêmicas nesses tempos de pandemia.

Referências


ARAÙJO, Raffaelle Andressa dos Santos. A educação física na formação inicial: prática pedagógica e currículo. São Luís: 360º Gráfico e Editora, 2014.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LEIRO, Augusto Cesar Rios; ARAÚJO, Allyson Carvalho; SOUZA, Dandara Queiroga de Oliveira. Mídias e tecnologias no contexto da educação física escolar. In: DORENSKI, Sérgio; LARA, Larissa; ATHAIDE, Pedro (Org.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos
do CBCE. Natal: EdUFRN, 2020, p. 57-74.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18
ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA NETTO, Alvim A. Novas tecnologias & universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis: Vozes, 2005.

PRETTO, Nelson; BONILLA, Maria Helena; SENA, Ivânia. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do Autor, 2020.

Texto completo: PDF