Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE OS IMPACTOS DA CRIAÇÃO DO CURSO NO CÂMPUS UFT EM MIRACEMA DO TOCANTINS
Daniele Bueno Godinho Ribeiro, Leandro Costa Fernandes

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


RESUMO

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Universidade; Miracema.

INTRODUÇÃO
A implantação de uma Universidade Federal poderá acarretar em mudanças nas cidades implantadas, promovendo desenvolvimento em aspectos diversos (“Decreto no 6096”, 2007). Dessa forma faz-se necessário que cada município ressalte sua demanda na intencionalidade de que se compreendam as necessidades e prioridades com olhar investigativo, para investimentos em novos projetos de ensino público (SIEDENBERG et al, 2017).
Partindo deste pressuposto o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos professores com formação em Educação Física que ministram aulas no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins- UFT, no do Câmpus de Miracema do Tocantins acerca do impacto e importância deste curso para a população da referida cidade.
Dessa forma, o pressente estudo se justifica na intencionalidade de perceber através do discurso dos professores de Educação Física que ministram aulas no câmpus da UFT de Miracema do Tocantins, o impacto que o mesmo causa para a cidade e seus moradores, pois um estado como o Tocantins, pela recente história, inclusive de formação na área da Educação Física, não pode se tornar refém de influências e tendências de outras realidades e contextos, advindas de outras regiões do país.
METODOLOGIA
Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Tocantins – UFT, Instituída pela Lei 10.032, de 23 de outubro de 2000. Este estudo foi realizado após aprovação pelo CAAE: 01643718.4.0000.5519 com o número do Parecer: 3.096.037.
Metodologicamente, configura-se como sendo um estudo de caráter bibliográfico, de campo e descritivo, de natureza qualitativa com a ciência enquanto área de conhecimento. Participaram da pesquisa seis docentes do curso de Licenciatura em Educação Física –UFT com formação em Educação Física que ministravam disciplinas e estiveram presentes na data da coleta de dados. Para levantamento dos dados utilizamos um entrevista estruturada, gravada com recurso de um gravador, contendo 2 questões geradoras: 1) Na sua percepção, quais os pontos positivos da implantação do curso de Licenciatura em Educação Física- UFT na cidade de Miracema do Tocantins? 2) Na sua percepção, quais os pontos negativos da implantação do curso de Licenciatura em Educação Física- UFT na cidade de Miracema do Tocantins?
Para a análise dos discursos recorreremos à técnica elaborada por Moreira; Simões & Porto (2005) designada: Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado.
DISCUSSÃO
Percebemos as inquietações nas percepções dos participantes e também muitos pontos positivos. Cremos no papel transformador da Universidade, porém, não acreditamos ser esta instituição e muito menos o curso de Educação Física, a única responsável pelo processo de transformação social. Essa responsabilidade deve ser oriunda de toda uma discussão e estrutura em prol de um processo longo que começa dentro da própria estrutura Governamental de um município e da própria instituição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através das percepções dos participantes o impacto do curso de Educação Física em Miracema do Tocantins, apresenta dificuldades e pontos positivos relacionados a melhoria do serviço para a formação profissional, gestão de pessoas, oferta de ensino de formação gratuito, impactos relacionados a melhoria estrutural da cidade com um novo complexo.
Fica a sugestão para que sejam realizadas reflexões, discussões, apontamentos acerca da relevante mudança que uma universidade, de modo geral, poderá proporcionar para a cidade e os circunvizinhos podendo possibilitar grandes avanços para o desenvolvimento das comunidades em geral.

Referências


Decreto no 6096. Disponível em: . Acesso em: 03 maio. 2018.
MOREIRA, W. W. SIMÕES, R. e PORTO E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília: ISSN 0103-1716, v. 13, n. 4, outubro-dezembro, 2005. p. 107-114.
SIEDENBERG, D. R.; DAVID, BASSO. D.; ALMEIDA, M. G. S.; VARGAS, M. R.; Análise de Política Pública: reflexos da implantação da Universidade Federal do Pampa. Revista Intellector. Rio de Janeiro, 2017.

Texto completo: PDF