Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
SUBVERSÕES PEDAGÓGICAS E PRODUÇÃO DE ALIANÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Vitor Hugo Marani

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Neste texto, procurei entender as estratégias pedagógicas utilizadas para desafiar a estabilidade de gênero e de sexualidade na educação física, por meio do ensino da dança. Para tanto, utilizei da pesquisa narrativa com docentes homossexuais e de incursões autoetnográficas para interpretar essas ações pedagógicas. A partir da ideia de aliança, de Judith Butler, evidencio os modos pelos quais questionamos a heteronormatividade na educação física e ampliamos processos de reconhecimento social.

Referências


BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019a.

BUTLER, J. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: n-1 edições; Crocodilo Edições, 2019b.

CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

SPRY, T. L. Performing autoethnography: an embodied methodological praxis. Qualitative inquiry, [S. l.], v. 7, n. 6, p. 706-732, dez. 2001.

Texto completo: PDF