Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CRIANDO TEMPOS E ESPAÇOS PARA O CIRCO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A LUDICIDADE E O BRINCAR NA INFÂNCIA
Rita de Cassia Fernandes Miranda, Mônica Caldas Ehrenberg

Última alteração: 2021-09-12

Resumo


Ao longo dos últimos anos, é notória a presença do circo em diferentes cenários educativos, dentre os quais a universidade se faz presente. Embora, tal processo seja ainda incipiente na realidade brasileira, a extensão universitária vem se destacando como um espaço receptivo e fértil a implementação de inúmeras ações vinculadas a programas e projetos extensionistas relacionados a temática circense como mostra a literatura atual. Nesse ínterim, este trabalho apresenta algumas nuances do Projeto de Atividades Circenses para Crianças (PROCIRCO) de caráter extensionista, desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia/ MG, durante os anos de 2018 e 2019. Vinculado de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, o referido projeto busca fomentar o intercâmbio institucional e a sistematização de ações de intervenção, a fim de criar condições para a implementação de um trabalho interdisciplinar entre os cursos de Educação Física e Teatro. De forma mais ampla, intenciona contribuir para o fortalecimento de uma visão humanística, reflexiva e crítica do futuro profissional acerca das questões que envolvem o Circo como patrimônio cultural da humanidade. Cabe salientar ainda que esta ação extensionista está fundamentada no sentido de promover a integração entre a universidade e a sociedade, por meio da interação dialógica e da interdisciplinaridade, a fim de fortalecer o compromisso da Universidade com o desenvolvimento humano, transformação social e educação cidadã. Ressaltamos que a valorização da ludicidade, do simbolismo, da imaginação e do brincar nas aulas de circo sempre se fez presente, fomentando ricas trocas de experiências, construção de saberes, além de uma escuta sensível das crianças que em nossa visão possuem um modo particular de se apropriar desses saberes e práticas, o qual nem sempre percebemos.
Nas aulas foram contemplados os equilíbrios, manipulação de objetos, acrobacias e encenação, por meio de vivências individuais e em grupo, jogos e brincadeiras, vídeos, circuito de atividades, oficinas de construção de materiais e apresentações de trabalhos desenvolvidos durante as aulas. Desse modo, enfatizamos a relevância de que as atividades circenses sejam abordadas por meio de um enfoque lúdico, onde o prazer, o simbolismo e a criatividade tenham espaço, promovendo o desenvolvimento humano. Assim, além de oportunizar a participação das crianças nas atividades circenses, o projeto busca contribuir para que os acadêmicos dos cursos de Educação Física e Teatro, atendendo ao caráter interdisciplinar desta proposta, possam desenvolver experiências práticas no contato direto com este público, tendo como subsídios os fundamentos teóricos recebidos nas disciplinas da graduação em Educação Física e Teatro, referentes as temáticas que envolvem a atividade física, o lazer, a gestualidade, a expressividade e o circo.
Nessa direção, a presente proposta possui relevância à medida que contribui para a democratização dos saberes e práticas circenses no âmbito da extensão universitária em consonância com o ensino e a pesquisa, tendo um papel importante para a adoção de um estilo de vida ativo e de vivência do lazer saudável. Ademais, consolida a possibilidade de construção de conhecimentos e troca de experiências para os participantes, principalmente na formação inicial dos discentes do curso de Educação Física, dando visibilidade ao caráter polissêmico, polifônico e transversal do Circo em sua forma rizomática de se constituir.
Outro ponto relevante da proposta é sua vinculação ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Educação Física e o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE 2016-2021) da UFU, os quais preconizam entre os princípios que orientam a formação do profissional, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão mediante o envolvimento dos docentes e discentes em atividades de extensão, pautada numa reflexão que leve em conta as ações e desafios cotidianos baseados em princípios éticos.
Portanto, o projeto de extensão aqui citado representa uma possibilidade ímpar na formação profissional, pois é possível verificar ainda uma defasagem entre a demanda – necessidade de formação – e a oferta, isto é, a formação inicial e/ou continuada. Assim, entendemos que somente com um compromisso sério, firme e respeitoso, que inclua o ensino, a pesquisa e extensão assumida por docentes, gestores e instituições, é possível tratar de forma segura, adequada e significativa o Circo em diferentes contextos, enriquecendo os saberes da Universidade e da comunidade envolvida.

Texto completo: PDF