Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO CONTEÚDO PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Vinícius Tenório Moraes da Silva, Luis Fernando Farias da Silva, Petra Schnneider Lima dos Santos, Joelma De Oliveira Albuquerquejoelma.albuquerque@arapiraca.ufal.br

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA EXPERIÊNCIA ADVINDA DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), A QUAL TEVE POR OBJETIVO RELATAR OS DESAFIOS DE SE TRABALHAR O CONTEÚDO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA (PCA) EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. O CONTEÚDO SUPRACITADO, NO QUE SE REFERE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRESENTA-SE COMO UMA GRANDE NOVIDADE, O QUE REFLETE O POUCO CONHECIMENTO POR PARTE DOS ESCOLARES. PARA MAIS, COM CERTEZA, OUTRO FATOR QUE AGRAVA ESTE PANORAMA, É O ENSINO REMOTO, A QUAL DESDE O ADVENTO DA PANDEMIA DA COVID-19, ALICERÇOU ENORMES DESAFIOS PARA PROFESSORES E ALUNOS. PORTANTO, TENDO EM VISTA OS ASPECTOS CITADOS, BUSCAMOS DESENVOLVER AÇÕES COMO A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, APOSTILAS EM FORMATO DIGITAL, ATIVIDADES VIA GOOGLE FORMS, E ENTRE OUTRAS DINÂMICAS PARA SEREM EFETUADAS EM CASA, OBVIAMENTE, TODAS ESTAS AÇÕES ALMEJANDO FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES PARA COM O CONTEÚDO PROPOSTO.

Referências


BRASIL. Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência — PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jun. 2010.

HOLLIDAY, Óscar Jara. Sistematización de experiencias, investigación y evaluación: aproximaciones desde tres ángulos. F (x)= Educación Global Research, v. 1, p. 56-70, 2012.

PAIXÃO, Jairo Antônio da. O esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. 2016.

TAHARA, Alexander Klein; DE CARVALHO SOARES, Dandara; DARIDO, Suraya Cristina. Estado da arte: Práticas corporais de aventura e Educação Física escolar. Arquivos de Ciências do Esporte, v. 6, n. 3, 2018.

Texto completo: PDF