Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CANADÁ: DISCUTINDO AS METODOLOGIAS ATIVAS E OS FRUTOS NO SUDESTE PARAENSE
Danielle Menezes Vale, Tania Menezes Vale, Ana Katia Costa Silva

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Em 2019, professores de várias regiões do país participaram de um intercâmbio no Canadá. O principal foco era a utilização das metodologias ativas, desconhecida de muitos educadores, principalmente por uma ausência da formação continuada. Este relato tem como objetivo evidenciar, como a qualificação docente e o uso de metodologias ativas podem ser fatores decisivos para o desenvolvimento dos profissionais da educação, o sucesso dos estudantes e a melhoria do trabalho pedagógico por todo país.

Referências


BRASIL. Edital nº 3/2019. Programa de desenvolvimento profissional de professores da educação básica no Canadá. Disponível em: http://capes.gov.br. Acesso em: 08 fev. 2019.
CASTRO, C. L. F. Proposta de aprendizagem baseada em projeto associada à metodologia da problematização. In: Metodologias ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
CICAN - College and Institutes Canada. Participant’s guide: aprendizagem centrada no aluno. London: 2019.
CICAN - College and Institutes Canada. Participant’s guide: gerenciamento de sala de aula. London: 2019.
HYPOLITTO, D. Repensando a formação continuada. Disponível em: http://www.geocities.ws/dineia.hypolitto/arquivos/artigos/RepensandoAFormacaoContinuada.pdf. Acesso em: 27 jan. 2020.
MARCOLAN, S.; MARTINS, G.; JULIANI, T. Formação continuada de professores de educação física: contribuições e dificuldades. Revista Ágora, v. 12, n. 24, p 68-80, jul. 2017.
NEVES, V. J. et al. Aprendizagem baseada em problemas. In: Metodologias ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
PARÁ. Censo Escolar 2019. Disponível em: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/escola/consulta_matricula/RelatorioMatriculas.php?codigo_ure=4. Acesso em: 12 fev. 2020.
VIEIRA, S. Como escrever uma tese. 6. ed. São Paulo: Atlas; 2008.

Texto completo: PDF