Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O ENSINO REMOTO E O PAPEL DO MEDIADOR
Maike Junior Magalhães, Ieda Mayumi Sabino Kawashita

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O objetivo deste estudo é verificar a visão dos estudantes do 7º período do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS, sobre o papel do mediador no ensino remoto. Ampara-se em uma abordagem qualitativa, e para coletar os dados utilizamos um questionário no Mentimeter. Participaram 19 discentes de ambos os sexos, com idade média de 24 anos. Constatamos que os estudantes entendem que o mediador exerce um auxílio de extrema importância no processo de ensino aprendizagem no ensino emergencial remoto.

Referências


CONHEÇA o Projeto Estudante Mediador Virtual. Muzambinho: Ifsuldeminas, 23 abr. 2020. Disponível em: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/estudantemediador. Acesso em: 14 set. 2020.

DA SILVA, K. R. G. et al. Conceitos dos discentes de enfermagem sobre aulas remotas. Diálogos em Saúde, v. 3, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/dialogosemsaude/article/view/275.Acesso em: 15 set. 2020.

BEHAR, P. A. Artigo: O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS, Rio Grande do Sul, jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 16 out. 2020.

PEREIRA, M. D., et al. The COVID-19 pandemic, social isolation, consequences on mental health and coping strategies: an integrative review. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-35, 5 jun. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4548/4043. Acesso em: 17 out. 2020.

SCHUCHMANN, A. Z., et al. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(2), 3556–3576. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/9128. Acesso em: 12 set. 2020

VIEIRA, R.; VIEIRA, A. M. A escola e a educação social: narrativas (auto)biográficas sobre mediação sociopedagógica. In: IV CIPA - 4.º Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Brasil, São Paulo: USP/CIPA, 2010. ISSN: 2178-0676. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/461. Acesso em 11 out. 2020.

Texto completo: PDF