Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O GIRO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: NAS MÃOS DE QUEM ESTÃO OS CURRÍCULOS?
Pedro Alves Castro, Dinah Vasconcellos Terra

Última alteração: 2021-12-01

Resumo


O objetivo deste trabalho foi estabelecer um diálogo com professores/as da Educação Básica, participantes da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III, do curso de Educação Física, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Utilizamos da conversa enquanto espaço formativo e de reflexão. Percebemos que os/as professores/as constroem currículos juntos com a comunidade escolar, fruto do diálogo e das necessidades de cada escola.

Referências


ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação- Episódios de racismo cotidiano. 1. Ed. – Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

STEFANINI, Claudia. Relação teoria-prática na formação docente em Educação Física. FIEP BULLETIN - Volume 81 - Special Edition - ARTICLE I – 2011. Disponivel em: . Acesso em: 20 de dez. 2020.

Texto completo: PDF