Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A APRENDIZAGEM DOCENTE E AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
Cristiane da Luz Fratti, Juliana Picolotto, Natália de Borba Nunes, Maria Cecília da Silva Camargo

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


INTRODUÇÃO
Esse trabalho resulta de um processo de revisão que teve como foco a aprendizagem docente (AD) no campo da Educação Física (EF) e integra um projeto de pesquisa cujo objetivo é compreender como se constitui a aprendizagem docente (AD) de Educação Física (EF) na/com a Educação Infantil (EI) nas escolas de Ensino Fundamental do município de Santa Maria/RS.
A obrigatoriedade de oferta da educação básica, a partir de 4 quatro anos, gerou uma demanda por vagas que resultou na criação de turmas de Pré-escola nas escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria. Em decorrência desse processo, alguns professores de EF da rede municipal passaram a atuar com essas turmas, exigindo-lhes e/ou propiciando-lhes novas aprendizagens docentes.
A AD é um processo que ocorre ao longo da vida e que pode ser entendida como um processo de fusão entre diferentes aspectos relacionados a apropriação de conhecimentos, saberes e fazeres da profissão docente, que estão ligados a realidade de atuação em todas as suas dimensões (MOROSINI, 2006).

METODOLOGIA
Buscas preliminares nos sinalizaram que o termo AD ainda é pouco utilizado no campo da EF. Optamos por agregar desenvolvimento profissional (DP) na revisão, sob o entendimento de que essa expressão comporta diferentes processos, inclusive o de elaboração e produção de conhecimentos por parte dos professores, ao longo de seu percurso docente.
Os procedimentos de busca incluíram os anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) ; periódicos nacionais na área de EF e Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Os critérios de seleção foram: constar no título, no resumo ou nas palavras-chave AD ou DP; publicações dos últimos 10 anos na área da EF visando apresentar o que vem sendo publicado sobre a temática. Os periódicos foram selecionados conforme sua classificação no Webqualis da CAPES (2013-2016): com foco nos extratos A2, B1 e B2.
O levantamento de teses e dissertações mostrou-se mais complexo, demandando o uso de um conjunto de filtros, abrangendo produções presentes na Plataforma Sucupira. Procedeu-se a análise do material selecionado, buscando as relações existentes entre os termos AD ou DP com a constituição da docência em EF na/com a EI.

DISCUSSÕES E CONSIDERAÇÕES PARCIAIS
As buscas resultaram em 40 produções científicas: oito trabalhos do CONBRACE, 12 artigos científicos, 13 dissertações e sete teses. Dessas, nove não tem relação com o campo da EF escolar e apenas duas se relacionam com a etapa da EI. Além disso, em apenas cinco aparece a expressão AD, prevalecendo o uso de DP no restante.
As produções científicas encontradas, em que o uso dos termos AD e DP relacionavam-se com a área da EF escolar, apontaram que essas expressões são consideradas processos formativos de contínuo aprimoramento do professor que abrangem a forma como o professor pensa, atua e aprende a ensinar. Há convergência com o entendimento de que o desenvolvimento profissional é um processo permanente. Sobre isso, Vaillant e Marcelo (2012) manifestam que

Estamos longe dos momentos nos quais se pensava que a bagagem de conhecimentos adquiridos na formação inicial docente, unida ao valor da experiência como fonte de aprendizagem na prática, podia ser suficiente para exercer o trabalho docente (VAILLANT; MARCELO, 2012, p. 167).

Os que se aproximam da noção de AD não fazem uso dessa expressão diretamente, a ênfase costuma recair sobre iniciação à docência, formação continuada, etapas ou ciclos de DP, identidade e construção da docência.
Os resultados obtidos até o momento nos mostram que o conceito de AD, de modo geral, é pouco presente no campo da EF e quando se trata da EI é quase inexistente. A progressiva inserção de professores de EF na EI e as aprendizagens resultantes desse processo indicam que o conceito de AD se mostra profícuo para estudos nesse campo.

Referências


REFERÊNCIAS

MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. V. 2, Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

Texto completo: PDF