Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ESTUDOS DECOLONIAIS: SABERES E DIÁLOGOS COM O COEDUC
Última alteração: 2021-12-02
Resumo
Objetivamos tecer contribuições à temática da Educação Intercultural referendados por estudiosos da decolonialidade e interculturalidade crítica. A trajetória metodológica ocorreu a partir de estudos bibliográficos e na pesquisa-ação que traz as falas de participantes da formação contínua Ikuia-Pá. Conclui-se que as formações de professores demandam outras proposições teóricas que possam criar novas pedagogias capazes de promover a educação intercultural crítica na escola.
Referências
GRANDO, B. S.; PINHO, V. A.; RODRIGUES, E. S. P. Metodologia intercultural na formação-ação para a educação infantil: a cultura Bororo e as relações étnico-raciais. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 4, n. Especial, p. 86-101, set./dez. 2018.
SANTOS, B. de S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul - 1. Ed., Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In.: Construyendo Interculturalidad Crítica. Jorge Vianã. Luís Tapia. Catherine Wals. Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello. La Paz-Bolívia. Seminario Interculturalid y Educación Intercultural. Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Pas, 9-11 de marzo de 2009.
SANTOS, B. de S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul - 1. Ed., Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In.: Construyendo Interculturalidad Crítica. Jorge Vianã. Luís Tapia. Catherine Wals. Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello. La Paz-Bolívia. Seminario Interculturalid y Educación Intercultural. Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Pas, 9-11 de marzo de 2009.
Texto completo:
PDF