Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A inserção das corporalidades indígenas na escola por meio de um projeto integrador
Fabrício Gurkewicz Ferreira, Reigler Siqueira Pedroza, Paulino Pinheiro Gaia

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa foi realizar um Projeto Integrador para a inserção das corporalidades indígenas no espaço escolar. Para tanto, utilizamos a pesquisa participante como proposta metodológica. Concluímos que o Projeto Integrador possibilitou uma participação efetiva dos estudantes e dos docentes na prática educativa, por meio de ações coletivas e colaborativas. Contudo, é fundamental que sejam realizadas outras pesquisas com a temáticas em diferente contextos.

Referências


BRASIL. Lei 11.645, de 10 de Março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 22 de jun de 2021.
BRANDAO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo (orgs.). (Org.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Idéias & Letras, 2006.
CARVALHO, Leonardo Emmanuel Fernandes. Articulando saberes: concepção docente sobre interdisciplinaridade e a prática dos projetos integradores dos cursos técnicos integrados do IFRN, CAMPUS Pau dos Ferros. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros, 2019.
CRUZ, Bruna Paula da; BORGES, João Felipe Barbosa; VIANA, Ana Paula Rocha; FREITAS NETO, Michele Maria; BARROS, Fabiana Castro Carvalho. O Projeto Integrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Itaperuna, RJ: uma experiência em integração e interdisciplinaridade. EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, v. 20, p. 45-58, 2015.
FERREIRA, Fabrício Gurkewicz. Corporalidades indígenas e a sua inserção no ambiente escolar: possibilidades através de uma proposta integradora. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Rondônia – Campus Calama. Porto Velho, 2020.
GRÜMM, Cristiane Aparecida; CONTE, Hugo Donato Lazzari; LIDANI, Rangel. "Você conhece a sua história?": uma experiência para pensar o currículo integrado. In: Adriano Larentes da Silva; Roberta Pasqualli; Saionara Greggio; Sandra Aparecida Antonini Agne. (Org.). O curriculo integrado no cotidiano da sala de aula. 1ed.Florianópolis: Editora do IFSC, 2016, v. 01, p. 52-70.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 63-76, 2015.
RAMOS, Marise Nogueira. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: Marise Ramos; Gaudêncio Frigotto; Maria Ciavatta. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1ed.São Paulo: Cortez, 2005, v. 1, p. 106-127.
SILVA, Adriano Larentes da; COSER, Joni. A experiência do Projeto Integrador I no curso de PROEJA em Eletromecânica do IF-SC Campus Chapecó. Revista Técnico-Científica (IFSC), v. 1, p. 9-19, 2012.

Texto completo: PDF