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OS JOGOS DE TABULEIRO COMO CONTEÚDO DA CULTURA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA.
Última alteração: 2021-09-10
Resumo
O artigo visa acentuar a contribuição dos jogos de tabuleiro Shisima, Mancala e Ludo como práticas pedagógicas inclusivas da Educação Física Escolar (EFE). A investigação consiste numa pesquisa de caráter histórico e documental sobre um projeto interdisciplinar desenvolvido numa escola pública de Contagem no ano de 2018. Os resultados indicaram que a inclusão escolar aconteceu interdisciplinarmente e contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e participação social dos estudantes.
Referências
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, MEC,1996.
______. Conforme nova redação dada pela Lei nº 10.639/03 e a Lei 11.645/08.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
MANTOAN, M. T. E et alii. A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memmon, 1997.
VAGO, T. M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente – um diálogo com Valter Bracht. Revista Movimento, 1996, v. 5, p. 4-17.
______. Conforme nova redação dada pela Lei nº 10.639/03 e a Lei 11.645/08.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
MANTOAN, M. T. E et alii. A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memmon, 1997.
VAGO, T. M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente – um diálogo com Valter Bracht. Revista Movimento, 1996, v. 5, p. 4-17.
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