Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DILEMAS E DESAFIOS DO PROFESSOR FRENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
Paulo Sergio Avelino dos Santos, Ricardo de Almeida Pimenta

Última alteração: 2021-09-02

Resumo


É notório o crescimento das discussões acerca da educação inclusiva nos últimos trinta anos, com a elaboração de importantes documentos, como a Declaração de Salamanca, de 1994 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Tendo em vista colaborar com esse tema, o objetivo do resumo é apresentar parte de um projeto guarda-chuva, ainda em andamento, que se justifica à medida que busca identificar e analisar os dilemas e desafios enfrentados por professores de escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro frente à educação física inclusiva e discutir possíveis estratégias utilizadas para solucionar os problemas identificados. O trabalho está sendo desenvolvido através de uma análise qualitativa, na qual será aplicado um questionário, elaborado na plataforma Google Forms, para professores de educação física que atuem na educação infantil ou no primeiro ciclo do ensino fundamental, e que trabalhem ou já tenham trabalhado com alunos com deficiência em turmas das redes estadual ou municipal do Rio de Janeiro. Resultados prévios permitiram formular categorias para as perguntas, sendo elas: Informações pessoais e profissionais; Formação dos professores; Experiência profissional e com a educação física inclusiva; Percepções, dilemas e desafios na educação física inclusiva; Apoio administrativo-escolar; Estratégias utilizadas. Conclui-se que o trabalho em questão, poderá contribuir para as reflexões acerca dos dilemas enfrentados por professores de educação física no contexto inclusivo.

Referências


BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 16 jun. 2021.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.

FIORINI, M.L.S.; MANZINI, E.J. Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 3, p. 387-404, setembro 2014.

RODRIGUES, D.A. A educação física perante a educação inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Journal of Physical Education, v. 14, n. 1, p. 67-73, 2003.

Texto completo: PDF