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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE E CIÊNCIAS HUMANAS
Daniel Teixeira Maldonado

Última alteração: 2021-09-12

Resumo


As imagens apresentadas nesse resumo foram produzidas por estudantes de uma turma de 2º ano da turma de Eletrônica integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, após participarem de uma experiência político-pedagógica que problematizou temas relacionados com a saúde nas aulas de Educação Física durante o 1º bimestre de 2021, na perspectiva epistemológica que o componente curricular faz parte da área de Linguagens e possui como função social a ampliação da leitura de mundo dos discentes a partir da problematização de saberes de resistência produzidos pela comunidade científica sobre as práticas corporais e o corpo.

Por conta da pandemia de COVID 19 instalada no Brasil, as aulas foram realizadas de forma remota por videoconferências e os atendimentos aos estudantes em grupos de WhatsApp. Selecionamos 10 artigos científicos que abordavam três temas geradores, tais como “corpo, saúde e padrões de beleza”, “esporte, atividade física e saúde” e “saúde, condições socioeconômicas, envelhecimento e diversidade”. Esses textos foram apresentados para os educandos e as educandas e, logo após, eles e elas se organizaram para escolher um desses estudos. Após a realização de encontros síncronos para tirar dúvidas, os jovens apresentaram os artigos escolhidos para o restante da turma, na perspectiva de que todos e todas passassem a ler o mundo de forma crítica sobre temas relacionados com a saúde pública, os determinantes sociais da saúde, o padrão de beleza instalado na sociedade contemporânea, a relação entre práticas corporais e a qualidade de vida, a diversidade cultural e saúde e a relação entre atividade física, envelhecimento e saúde. Além disso, os principais resultados do estudo foram evidenciados em forma de charge, tirinha ou história em quadrinhos, com a intencionalidade de produzir conhecimentos a partir de diferentes linguagens.

Escolhemos seis produções dos jovens para mostrar nesse trabalho, que foram realizadas e apresentadas durante as aulas de Educação Física para a problematização dos seguintes artigos científicos.

FIGUEIREDO, Débora de Carvalho; NASCIMENTO, Fábio Santiago; RODRIGUES, Maria Eduarda. Discurso, culto ao corpo e identidade: representações do corpo feminino em revistas brasileiras. Linguagem em (Dis)curso. Tubarão, Santa Catarina, v. 17, n. 1, p. 67-87, 2017.
LEITZKE, Angélica Teixeira; RIGO, Luiz Carlos. Sociedade de controle e redes sociais na internet: #saúde e #corpo no Instagram. Movimento. Porto Alegre, v. 26, e26062, 2020.
PALMA, Alexandre et al. Reflexões acerca da adesão aos exercícios físicos: comportamento de risco ou vulnerabilidade? Movimento. Porto Alegre, v. 9, n. 3, p. 83-100, 2003.
PINHEIRO, Maria Claudia et al. Experiência de dor e lesão no desporto feminino. Movimento. Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 101-121, 2011.
PRATA, Hugo Leonardo; SILVA, Elizandra Garcia; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drummond. “Pelo meu histórico de atleta [...]: a análise do discurso e a linearidade esporte-saúde. Movimento. Porto Alegre, v. 26, e26095, 2020.
ROCON, Pablo Cardozo et al. (Trans)formações corporais: reflexões sobre saúde e beleza. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 26, n. 2, p. 521-532, 2017.

Após a finalização do projeto educativo, concluímos que existe a possibilidade de se efetivar práticas político-pedagógicas nas aulas de Educação Física onde os temas relacionados com a saúde são problematizados para além dos determinantes biológicos e da relação mecanicista entre exercício e qualidade de vida. Nessa perspectiva, as aulas do componente se tornam um espaço de vivências, debates, reflexões, análises e produções sobre os conhecimentos contra-hegemônicos sociais, políticos, econômicos, históricos, biológicos e fisiológicos produzidos pela humanidade sobre as práticas corporais, o corpo e os diversificados marcadores sociais da diferença que atravessam essas temáticas.

Referências


FIGUEIREDO, Débora de Carvalho; NASCIMENTO, Fábio Santiago; RODRIGUES, Maria Eduarda. Discurso, culto ao corpo e identidade: representações do corpo feminino em revistas brasileiras. Linguagem em (Dis)curso. Tubarão, Santa Catarina, v. 17, n. 1, p. 67-87, 2017.
LEITZKE, Angélica Teixeira; RIGO, Luiz Carlos. Sociedade de controle e redes sociais na internet: #saúde e #corpo no Instagram. Movimento. Porto Alegre, v. 26, e26062, 2020.
PALMA, Alexandre et al. Reflexões acerca da adesão aos exercícios físicos: comportamento de risco ou vulnerabilidade? Movimento. Porto Alegre, v. 9, n. 3, p. 83-100, 2003.
PINHEIRO, Maria Claudia et al. Experiência de dor e lesão no desporto feminino. Movimento. Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 101-121, 2011.
PRATA, Hugo Leonardo; SILVA, Elizandra Garcia; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drummond. “Pelo meu histórico de atleta [...]: a análise do discurso e a linearidade esporte-saúde. Movimento. Porto Alegre, v. 26, e26095, 2020.
ROCON, Pablo Cardozo et al. (Trans)formações corporais: reflexões sobre saúde e beleza. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 26, n. 2, p. 521-532, 2017.

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