Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EFEITO AGUDO DO CONSUMO DE CAFEÍNA SOBRE O DESEMPENHO NO EXERCÍCIO BARRA FIXA E REMO ERGÔMETRO
KARINA Alves DA SILVA, ALAN Cieczinski LEMES, Marcos Polito

Última alteração: 2022-01-04

Resumo


INTRODUÇÃO
A cafeína é uma substância utilizada como um recurso ergogênico de efeito agudo, tendo sido amplamente associada a uma série de exercícios, visando potencializar o desempenho (KREIDER et al., 2017).

OBJETIVO
Comparar o efeito do consumo de cafeína sobre o desempenho no número de repetições no exercício de barra fixa e no tempo para atingir 200m no remo ergômetro.

METODOLOGIA
Doze homens (29,4±3,9 anos; 76,6±8,9 kg; 174,5±7,0 cm) com experiência de pelo menos 6 meses em crossfit, seguindo um ensaio clínico duplo-cego, aleatório e cruzado foram submetidos às condições cafeína (4mg/kg), placebo (maltodextrina) e controle (sem substância). O estudo foi conduzido ao longo de três sessões com pelo menos 48 h de intervalo entre elas, onde foi verificado o volume máximo de repetições no exercício de puxada da barra fixa (4 séries e 2 minutos de intervalo) e no tempo para se atingir a distância de 200 m no remo ergômetro (realizado 5 min após o término da barra).
Para a análise estatística dos dados, após a verificação da normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk, foi realizada a técnica do Anova Two Way para medidas repetidas com post-hoc de Tuckey.

RESULTADOS
Para o exercício de puxada na barra fixa foi evidenciada uma redução significativa no volume ao longo das séries, porém, a sessão cafeína permitiu que as primeiras e segunda séries tivessem uma quantidade maior de repetições (p<0,.05) que as sessões controle e placebo. isso foi determinante para que a quantidade total de repetições fosse maior na sessão cafeína que nas demais sessões. Não houve diferença para o remo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A cafeína resultou na melhora do desempenho no exercício barra fixa, mas não demonstrou efeitos adicionais sobre o remo. Desse modo, sugere-se que o consumo de 4mg/kg de cafeína é capaz de contribuir na melhora aguda no desempenho quanto ao número de repetições no exercício barra fixa.

Referências


KREIDER, R.B. et al. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. Journal of the International Society of Sports Nutrition, San Francisco, v. 14, n. 1, p. 1-18, 2017.

Texto completo: PDF