Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DECOLONIALIDADE E PÓS-HUMANISMO NA (MÍDIA) EDUCAÇÃO: MAPEANDO SONS, CORPOS E TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Lyana de Miranda

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O texto apresenta uma Sequência Didática de Investigação (SDI) mídia-educativa e como ela pode se valer da decolonialidade e do pós-humanismo na escola. Em uma abordagem etnográfica, o resultado mapeia os emaranhamentos na SDI e conclui apontando o corpo e a habilidade de resposta como horizontes para a ME.

Referências


BARAD, K. Meeting the universe halfway: Quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham: Duke University Press, 2007

BOZALEK, V. et al. Socially Just Pedagogies: Posthumanist, Feminist and Materialist Perspectives in Higher Education. London: Bloomsbury Academic, 2021

BUCKINGHAM, D. Media Theory 101: Agency. Journal of Media Literacy 64, n 1&2, 2017

CASTELLANOS, D.; TORO, R. Decolonial Listening: Sonorous Bodies and the Urban Unconscious in Mexico City. Border-Listening/ Escucha-Liminal, v 1, 2020

FANTIN, M. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, 14(1): 27-40, 2011

MIGNOLO, W. Desafios Decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, 1 (1), 2017.

PISCHETOLA, M., MIRANDA, L. & ALBUQUERQUE, P. The Invisible Made Visible through Technologies’ Agency: a Sociomaterial Inquiry on Emergency Remote Teaching in Higher Education. Learning, Media and Technology, 2021

WALSH, C.; OLIVEIRA, L.; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, 26(83), 2018

ZEMBYLAS, M. The Entanglement of Decolonial and Posthuman Perspectives: Tensions and Implications for Curriculum and Pedagogy in Higher Education, Parallax, 24:3, 2018

Texto completo: PDF