Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
TRATO COM O FUTEBOL A PARTIR DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO
JAQUELINE FERREIRA DE LIMA, Ailton Cotrim Prates

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Aborda-se o ensino do futebol no 9º ano do “ensino” fundamental remoto, a partir da abordagem crítico-superadora. A organização do trabalho didático tende a individualização, precarização e exclusão. Considerando as contradições da dinâmica curricular (trato com o conhecimento, organização escolar e normatização) é possível que a Educação Física, com suporte presencial, contribua com a formação humana dos estudantes.

Referências


CANDEIAS. Secretaria Municipal de Educação. Plano de Ensino Domiciliar. SEDUC, 2020.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
GAMA, C. N.; PRATES, A. C. Currículo e trato com o conhecimento: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora. Gesto Debate, v. 19, n. 05, jun 2020, p. 57-83.
MELO, V. A de. História da Educação Física no Brasil: perspectivas e propostas para a década de 90. 1995. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Santa Maria, v. 16, n.2. p. 134-138, janeiro 1995.
MELO, F. D. A. O trato com o conhecimento da Educação Física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. 2017. 178 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2017.
SAVIANI, D; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e sociedade, Brasília, n. 67, jan. 2020, p. 36-49.
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 01-25, 14 ago. 2020.
SAVIANI, D. Trabalho didático e história da educação: enfoque histórico-pedagógico. In: BRITO. A de. et al. A organização do trabalho didático na história da educação. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 11-38.
TAFFAREL, C. N. Z; SANTOS JÚNIOR, C de L; SILVA, W. A. Megaeventos esportivos: determinações da economia política, implicações didático-pedagógicas e rumos da formação humana nas aulas de Educação Física. Em aberto, Brasília: v. 26, n. 89, p. 57-66, jan./jun. 2013.

Texto completo: PDF