Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CENAS DO “BRINCANTE”: CORPO, DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Emanuelle Justino dos Santos, Olenia Aide Leal de Mesquita, Rosie Marie Nascimento de Medeiros

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


A dança como conteúdo da Educação Física (EF) tem no “Brincante – o filme”, sentidos que contribuem para a área. Adotamos a fenomenologia, buscando compreender como a linguagem da dança no cinema contribui com a EF. Percebemos simbolismos da dança ligados à natureza e à cultura indígena que revelam gestualidades, estesias e saberes que potencializam os sentidos da área da EF.
PALAVRAS-CHAVE: corpo; dança; Educação Física.

Referências


CHEVALIER, J.; CHEERBRANT, Alain. Dicionário dos símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução Cristina Rodrigues e Arthur Guerra. 20. ed. Rio de Janeiro/RJ: José Olympio, 1982.
ELIADE, M. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. Tradução Sonia Cristina Tamer. São Paulo/SP: Martins Fontes, 1991.
NÓBREGA, T. P. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar. Natal/RN: IFRN, 2015.
OLIVEIRA, I. P. B. O olhar sobre o corpo e o sagrado no mundo de Baraka. In: NÓBREGA, T. P.; SILVA, L. A. N. (Orgs.). Olhar e ver: corpos em movimento. São Paulo/SP: LiberArs, 2020.
PEREIRA, A. S. M. Aninhá Vaguretê: reflexões simbólicas para a Educação Física no ritual do Torém dos índios Tremembé. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação em Educação Física. UFRN, 2019, 208f.
PORPINO, K. O. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal/RN: EDUFRN, 2006.

Texto completo: PDF