Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA FORMADORA: TORNAR-SE PROFESSOR (A) EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ândrea Tragino Plotegher

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O objetivo é compreender a formação de professores em Educação Física, por meio da análise das experiências formadoras no decorrer da formação inicial. A metodologia utilizada é fundamentada na abordagem biográfica e o instrumento de produção de dados, a entrevista narrativa. Foram entrevistados 12 discentes do curso de Licenciatura em Educação Física. As análises indicaram que as experiências formadoras contribuíram para ressignificar a profissão e legitimar os saberes adquiridos na formação.

Referências


DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. 1. Ed. São Paulo: Martins Fontes. 2005.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: Um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. 256 p.

JOSSO, M. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MOITA, M. C. Percursos de formação e de transformação. Vida de professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2. Ed. Portugal: Porto Editora, 1995.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas Sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17-52.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação. Bahia, 2004.

Texto completo: PDF