Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA AMPLIAR A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Emanuel de Oliveira Silva

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O presente trabalho tem a finalidade de relatar como a vivência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi essencial para a compreensão da Educação Física (EF) escolar como componente curricular da área de linguagens. Tais aspectos são apresentados de forma qualitativa, através do relato de experiência de um graduando que foi bolsista do PIBID.

Referências


BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos

BRASIL. Capes. Ministério da Educação. PIBID. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid. Acesso em: 11 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação (org.). PIBID - Apresentação. Disponível em: http: //portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em: 11 jun. 2021.

BURGGREVER, Taís; MORMU, Najla Mehanna. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR A PARTIR DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE-FRANCISCO BELTRÃO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-Mg, v. 8, n. 15, p. 98-122, dez. 2017.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2004.

NEIRA, Marcos Garcia. EM DEFESA DO JOGO COMO CONTEÚDO CULTURAL DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 25-41, ago. 2009.

SIMÕES, Gabriela; ANISZEWSKI, Ellen; BARROS, Aline Wanderley de; SANTOS, José Henrique dos. PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: um relato de experiência*. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 288-300, 2020.

Texto completo: PDF