Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O ESTÁGIO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Diana Martins Tigre

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


A formação de professores de Educação Física em cursos de Licenciatura no Brasil é relativamente recente, sendo algumas de suas práticas pouco investigadas. Desse modo, este texto procura apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o Estágio e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir de uma experiência realizada de 2014 a 2015 em um curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública baiana com o objetivo de verificar seus contrastes.

Referências


ASSIS, A. S. DE; SANTOS, A. K. A. DOS. (ORG.). Olhares sobre a docência: primeiras experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA. Salvador: EDUFBA, 2014.

BARBOSA, M. V. DANTAS, F. B. A. (org.). Reflexões sobre a formação inicial de professores no PIBID. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2014.

BELTRAMI, D. M. A Educação Física na política Educacional do Brasil Pós-64. Maringá, PR: Eduem, 2006.

BORGES, C. A formação dos docentes de educação física. In: Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas, São Paulo. Autores Associados, 2005, p.157-190.

IZA, D. F. V.; SOUZA NETO, S. DE. Os desafios do Estágio curricular supervisionado em educação física na parceria entre universidade e escola. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 111-124, jan./mar. de 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CAPES. Portaria normativa n°096, de 18 de julho de 2013. Disponível em: www.capes.org.br, Acessado em: 94/03/2014.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010, 4ed.

Texto completo: PDF