Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Khellen Cristina Pires Correia Soares

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Este estudo tem o objetivo de elucidar a história e cultura indígena na prática pedagógica da Educação Física. Foram realizados estudos bibliográficos cujas produções tematizam sobre corpo, cultura, educação intercultural e práticas corporais indígenas na escola. Concluímos que a educação intercultural é uma proposição relevante para a prática pedagógica na educação do corpo por reconhecer as diferenças e promover a crítica às desigualdades sociais.

Referências


EICHHOLZ, G. L. Aprendizagens da Lei 11.645/08 na experiência intercultural dos XII Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá-MT, 230f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2019.
GRANDO, B. S. O Jogo da Educação do Corpo e a identidade bororo em espaços de fronteiras étnicas e culturais. In: GRANDO, B. S.; PASSOS, L. A. O Eu e o Outro na Escola: Contribuições para incluir a história e a cultura dos povos indígenas na escola, UFMT/Cuiabá-MT, 2010.
GRANDO, B.S.; STROHER, J. CAMPOS, N. da S. Por que estudar a história e cultura indígena nas escolas? Contribuições da formação-ação-intercultural do Coeduc em Mato Grosso. EDUCAZIONE APERTA – La Speranza nos si Arquivia / Numero 7 / 2020.
GRANDO, B. S.; XAVANTE, S. I.; CAMPOS, N. da S. Jogos/Brincadeiras Indígenas: A memória lúdica de adultos e idosos de dezoito grupos étnicos. http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2017/12/JogosBrincadeirasInd%C3%ADgenas.pdf

GRANDO, B. S. Corpo e Cultura: a educação do corpo em relações de fronteiras étnicas e culturais e a constituição da identidade Bororo em Meruri (MT). PENSAR A PRÁTICA, Goiânia v.8, n.2, p. 163-179, jul./dez. 2004.
RIBEIRO, S. de F. X. Memórias com a dança na escola: corpos, identidades e educação intercultural na escola. 2019. 150f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2019.

Texto completo: PDF