Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
BANZEIROS E PARAGENS EM AUTAZES-AMAZONAS: A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS)
Abrahim de Oliveira Tamer, Samara Feitosa Gomes da Silva, Inês Amanda Streit

Última alteração: 2021-09-12

Resumo


Nessa experiência se apresenta a narrativa fotográfica de “corpos” que habitam o município de Autazes-AM, banhado pelo rio Autaz-Açu, onde o banzeiro trazido pelas embarcações que ali trafegam, “criam” aqui fotografias junto ao profissional de Educação Física e suas relações com o cuidar, em um território tão vasto – o interior Amazônico.
Esse texto transita entre uma escrita pessoal e coletiva, teórica e poética, uma escrita “plural”. Nessas fotografias propomos o encontro do profissional de Educação Física e seu campo de atuação na/e com a saúde. Experimentemos então não só “ver”, mas “sentir com todo o corpo” cada detalhe implícito nesse “coletivo” de fotos.

Referências


REFERÊNCIAS

1. DA SILVA, Maria Cristina Carvalho; CECCIM, Ricardo Burg. Educação do lugar: saúde mental e pedagogia da cidade. Saúde em Redes, v. 1, n. 3, p. 07-19, 2015.
2. CARVALHO, Yara Maria de; MENDES, Monteiro Valéria. Corpo e Cuidado: as práticas corporais como práticas de cuidado em saúde: provocações, p.49-49 – 1. Ed – São Paulo: Hucitec, 2019.
3. MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. In: Saúde: a cartografia do trabalho vivo, p. 49-49. 4ª Edição. 2014.
4. MAIA, Álvaro. Banco de Canoa:(cenas de rios e seringais do Amazonas). Editora da Universidade do Amazonas, 1997.
5. MINISTERIO DA SAÚDE. Portaria Nº 2.446/GM de 11 de novembro de 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Brasília, DF, 2014.

Texto completo: PDF