Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CURRÍCULO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFAL/CAMPUS ARAPIRACA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Deysianne França Matos Silva, Irinaldo Deodato Silva, Joelma de Oliveira Albuquerque

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Este estudo visa analisar o currículo do curso de Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca e suas determinações para a formação de professores para atuar em escolas públicas. Partimos de uma análise documental do Projeto Político-Pedagógico do curso, mediante análise de conteúdo. Constatou-se que a reestruturação deste currículo precisa explicitar um projeto histórico voltado para os interesses e necessidades da classe trabalhadora de superação do sistema predominante de alienações.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FREITAS, L. C. de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; TAFFAREL, C. N. Z. (cords.). Projeto de Pesquisa Integrado – Formação de professores e trabalho pedagógico das escolas: Contribuições da Educação Física para alterar o trabalho pedagógico nas escolas integrais e nos movimentos de luta social em Alagoas. Arapiraca-AL, 2010.

MELO, F. D. A. Ontologia Marxista e Educação Física Escolar: contribuições para o debate. São Cristóvão-SE, 2011.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3 ed. São Paulo / Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1994.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas-SP: Autores Associados, 2008.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física Licenciatura. Universidade Federal de Alagoas – UFAL/Campus Arapiraca, 2009.

Texto completo: PDF