Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO DE ESTUDO TUTORADO-MG: DESAFIOS E DILEMAS DIDÁTICOS EM TEMPOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA REDE ESTADUAL
José Ângelo Gariglio, Alexandre Bloise SAntana, Henrique Cláudio de Oliveira, Isadora Hadassa Pereira, Leonardo Henrique Pereira Maciel Lara, Rodrigo Pereira Cardoso

Última alteração: 2021-09-11

Resumo


Este trabalho tem como proposição dar visibilidade às temáticas trabalhadas no ensino emergencial remoto na disciplina de educação física no ano 2020, em uma escola da rede estadual de ensino de Belo Horizonte. A metodologia foi o acompanhamento de um professor da rede estadual de ensino juntamente com o programa da residência pedagógica: um olhar sobre os documentos estaduais de ensino na rede pública. Dar luz e visibilidade às fragilidades e potencialidades do ensino remoto emergencial.

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. BRASÍLIA, 2018.
BRUNER, J.S O PROCESSO DA EDUCAÇÃO. SÃO PAULO, NACIONAL. 1971.
DIAS, FERNANDO FERREIRA ET AL. PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO REMOTO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ANAIS DO SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, V. 12, N. 2, 2020.
GOULARTE, GABRIEL GULES; BOSSLE, FABIANO. O COVID-19, O ENSINO REMOTO E OS NOVOS ACORDOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES. SOBRE TUDO, V. 11, N. 2, P. 61, 2020.
HODGES, C, ET AL. (2020). THE DIFFERENCE BETWEEN EMERGENCY REMOTE TEACHING AND ONLINE LEARNING. MARCH 27. -OBTIDO EM 22 DE AGOSTO DE 2020. DISPONÍVEL EM:
JOCIMAR DAÓLIO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EM BUSCA DA PLURALIDADE, REV. PAUL. EDUC. FIS., SÃO PAULO, SUPL.2, P.40-42,1996. – ACESSO EM 20 DE JUNHO DE 2021.
MACHADO, ROSELI BELMONTE ET AL. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: PANORAMA, DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS CURRICULARES. MOVIMENTO (ESEFID/UFRGS), V. 26, P. 26081, 2020.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, PLANO DE ENSINO TUTORADO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM 8 DE MARÇO DE 2021.

Texto completo: PDF