Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
QUADROS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: MATERIALIDADES QUE DESAFIAM O CURRÍCULO?
Gabriella Gonçalves Mendes da Silva, Vitor Hugo Marani

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Neste estudo, buscamos reconhecer como gênero e sexualidade atravessam a formação inicial em educação física em cursos de licenciatura de universidades federais brasileiras. Para tanto, nos engajamos com a metáfora do “quadro”, proposta por Judith Butler. Utilizamos de uma investigação do tipo documental, por meio de mapeamento de disciplinas relacionadas à “gênero” e à “sexualidade”. Como resultado, reconhecemos como tais temáticas materializam-se timidamente no currículo, o que aponta para a necessidade de desafiar estruturas dominantes que produzem a educação física como “moldura” e seus enquadramentos.

Referências


BUTLER, J. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

DEVIDE, F. P. et al. Estudos de gênero na Educação Física Brasileira. Motriz, Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 93-103, 2011.

GOELLNER, S. V. A contribuição dos estudos de gênero e feministas para o campo acadêmico-profissional da educação física. In: DORNELES, P. G.; WENETZ, I.; SCHWENGBER, M. S. V. (Org.). Educação física e gênero: desafios educacionais. Unijuí: Ijuí: Ed, 2013. p. 23-43.

Texto completo: PDF