Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DE DIVERTIMENTO E ESPORTE JUNTO À NATUREZA A PARTIR DA “NOVA” CAMPINAS DO PLANO PRESTES MAIA
Rachel Ramos de Souza

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


A remodelação de Campinas almejou a revitalização da cidade a partir de ideais de modernidade e progresso do séc. XX. Em 1934, o Plano Melhoramentos Urbanos foi encomendado e ao ressignificar a funcionalidade urbana incluiu os ambientes naturais como reduto de revigoramento e cura. Os parques tornaram-se espaços de práticas de divertimento e esporte que dialogaram com representações de saúde, educação e vida ao ar livre. Este trabalho reflete sobre estas práticas a partir do Plano Prestes Maia.

Referências


BADARÓ, R. de S. C. Campinas, o despontar da modernidade, Campinas: CMU-Unicamp, 1996.
BARRETTO, M. Vivendo a história de Campinas. Campinas, SP: Mercado das Letras - Autores Associados, 1995.
CAMPINAS, Prefeitura Municipal de. “Relatório do Dr. Francisco Prestes Maia – Rascunho de Exposição Preliminar”, In Relatório dos Trabalhos realizados pela Prefeitura de Campinas durante o exercício de 1935 - apresentado à Câmara Municipal de Campinas pelo Prefeito Dr. João Alves dos Santos, Campinas: Linotypia da Casa Genoud Ltda, 1938.
__________. Plano de melhoramentos urbanos. Ato 118, 1938.
DANAILOF, K. Crianças na trama urbana: as práticas corporais nos parques infantis de São Paulo dos 1930. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2006, 195p.
DE GODOY, J. M. T.; MEDRANO, L. I. Z. DE. Campinas: visões de sua história. Campinas, SP: Editora Átomo, 2006.
KROGH, D. D. S. S. O debate sobre urbanismo em Campinas: do relatório de Anhaia Mello ao Plano Melhoramentos Urbanos de Prestes Maia (1920-1940) Tese (Doutorado) Pós-Graduação em Urbanismo, Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, 2018, 319p.
LAPA, J. R. A. A Cidade: Os Cantos e os Antros. Campinas 1860-1900. 1ª reimpressão. São Paulo, SP: Edusp; Campinas, SP: Editora da UNICAMP; 2008.
LIMA, S. B. de; D'AGOSTINO, Mario Henrique Simão. Os jardins de Campinas: o surgimento de uma nova cidade (1850-1935). Dissertação (mestrado) -
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Campinas, 2000.
MENDES, J. DE C. Efemérides campineiras. Campinas: Gráfica Palmeiras, 1963.
PRADO, A. P. DO. Sociabilidade, distinção e cidade: as elites campineiras e seus projetos de organização da vida (1933-1956). Dissertação (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas,SP. 2015, 171 p.
SEGAWA, H. Ao amor do público: jardins no Brasil. São Paulo: Studio Nobel FAPESP, 1996.
SENNET, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.
SOARES, C. L. (ORG. . Uma educação pela natureza: a vida ao ar livre, o corpo e a ordem urbana. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
ZAKIA, S. A. P. Uma nova paisagem urbana: Campinas dos anos 30 e 40. São Paulo: Anablume, 2017.

Texto completo: PDF