Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AS DANÇAS BRASILEIRAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA
Gustavo Pereira Côrtes

Última alteração: 2021-09-13

Resumo


Nos últimos anos o tema das danças brasileiras passou a ser um campo de estudos nos conteúdos curriculares da nova Base Nacional Comum Curricular. No componente curricular da Educação Física a unidade temática Danças apresenta como objetos de conhecimento as danças da comunidade e regionais, danças de matrizes africanas e indígenas, danças do Brasil e do mundo. A partir dos estudos da Traductologia, apresentamos possibilidades para o ensino das danças brasileiras nas aulas de Educação Física.

PALAVRAS-CHAVE: Danças Brasileiras 1; Educação Física 2; BNCC3.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASILEIRO, L. T. O conteúdo dança em aulas de educação física: temos o que ensinar? Pensar a Prática, [S. l.], v. 6, p. 45–58, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/56. Acesso em 29 jun. 2021
COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE. Carta do Folclore Brasileiro. Disponível em: https://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf Acesso em 28 jun.2021.
CHAVES, E; CÔRTES, G (orgs). Dança, Educação, Lazer e Arte: Nos percursos do Grupo Edudança. Belo Horizonte, Utopika Editorial, 2019.
CÔRTES, G. Processos de Escolarização dos saberes populares. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2003.
______A tradução da tradição nos processos de criação em danças brasileiras: A experiência do Grupo Sarandeiros de Belo Horizonte. Tese de Doutorado – Instituto de Artes da Universidade de Campinas, Campinas, 2013.
ECO, Umberto. Quase a mesma coisa: experiências de tradução. Rio de janeiro: Editora Record, 2007.
NEIRA, M. O currículo cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.1, p. 4 – 28 jan./mar.2018. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em 27 jun2021.
SBORQUIA, S; NEIRA, M. As Danças Folclóricas e Populares no Currículo da Educação Física: possibilidades e desafios. Motrivivência, Florianópolis, Ano XX, Nº 31, P. 79-98 Dez./2008.

Texto completo: PDF