Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: UMA ANÁLISE SOBRE OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO NORTE/RS
Deise Saraiva Borges, Billy Graeff

Última alteração: 2021-09-07

Resumo


Esta pesquisa busca conhecer e entender os mecanismos de análise e avaliação dos efeitos dos projetos sociais esportivos para crianças e adolescentes, da cidade de São José do Norte/RS, com o objetivo de identificar e problematizar de que forma o esporte pode ou não contribuir no sentido de promover os resultados pretendidos por tais projetos. A partir da análise de documentos, formulamos a hipótese que sugere a prevalência dos esportes como atividade principal em projetos sociais esportivos na cidade de São José do Norte/RS e a utilização desses espaços de socialização com a finalidade de ocupação do tempo livre de crianças e adolescentes a fim de “evitar” a disposição para envolvimento em problemas sociais como violência, drogas, tráfico e trabalho infantil. A metodologia a ser utilizada será a entrevista on-line com profissionais que atuam nos projetos, associada à análise de documentos e análise temática.

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

CASTRO, S.B; SOUZA, D.L. Significados de um projeto social esportivo: um estudo a partir das perspectivas de profissionais, pais, crianças e adolescentes. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 04, p. 145-163, out/dez de 2011.

GUEDES, S. L; DAVIES, J. D; NOVAES, R. B. Projetos Sociais Esportivos e as novas trajetórias dos atletas profissionais. In: Simpósio temático 3: Esporte, Política e Cultura, 30º Encontro Anual da ANPOCS, out-2006.

KRAVCHYCHYN, C; OLIVEIRA, A. A. B. Projetos e Programas Sociais Esportivos no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 1051-1065, out./dez. de 2015.

LOFLAND, J. et al. Analyzing Social Settings: A Guide to Qualitative Observation and Analysis (Belmont, CA: Wadsworth/Thomson Learning). 2006.

Texto completo: PDF