Tamanho da fonte:
FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM À PRÁTICA ESPORTIVA ONLINE DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
Última alteração: 2021-08-28
Resumo
Com a pandemia do novo Coronavírus, houve uma necessidade de se praticar atividades físicas de forma a manter o distanciamento social. Nesse contexto, as aulas de Ginástica Artística (GA) que anteriormente eram realizadas presencialmente, passaram a ser online. O presente trabalho visa avaliar os fatores motivacionais que levam os alunos a manter a prática esportiva com aulas online de GA.
Referências
ALEIXO, I.; MESQUITA, I.; CORTE-REAL, A. Impacto da aplicação de um modelo de ensino híbrido no desenvolvimento de elementos técnicos na Ginástica Artística. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 12, n. 2, 2012.
COSTA, V. R. et al. A motivação para as primeiras peripécias na ginástica artística: a perspectiva de praticantes iniciantes. Pensar a prática, v. 20, n. 2, 2017.
DE AZEVEDO RAIOL, R.; SAMPAIO, A. M. L.; FERNANDES, I. D. B. Alternativas para a prática de exercícios físicos durante a pandemia da COVID-19 e distanciamento social. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 10232-10242, 2020.
GAYA, A. C. A.; CARDOSO, M. F. da S. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista Perfil. Porto Alegre. n. 2 (1998), p. 40-52, 1998.
JÚNIOR, P. G. F.; PAIANO, R.; DOS SANTOS COSTA, A. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1-2, 2020.
MALTA, D. C. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020.
MASSIMO, J. L.; MASSIMO, S. Gymnastics psychology: the ultimate reference guide for coaches, athletics and parents. Morgan James Publishing, 2012.
SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2 ed. Barueri, SP: Manole, 2009. 496 p.
COSTA, V. R. et al. A motivação para as primeiras peripécias na ginástica artística: a perspectiva de praticantes iniciantes. Pensar a prática, v. 20, n. 2, 2017.
DE AZEVEDO RAIOL, R.; SAMPAIO, A. M. L.; FERNANDES, I. D. B. Alternativas para a prática de exercícios físicos durante a pandemia da COVID-19 e distanciamento social. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 10232-10242, 2020.
GAYA, A. C. A.; CARDOSO, M. F. da S. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista Perfil. Porto Alegre. n. 2 (1998), p. 40-52, 1998.
JÚNIOR, P. G. F.; PAIANO, R.; DOS SANTOS COSTA, A. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1-2, 2020.
MALTA, D. C. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020.
MASSIMO, J. L.; MASSIMO, S. Gymnastics psychology: the ultimate reference guide for coaches, athletics and parents. Morgan James Publishing, 2012.
SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2 ed. Barueri, SP: Manole, 2009. 496 p.
Texto completo:
PDF