Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
POLÍTICA DE ESPORTE E PROBLEMAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÃO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE
ERASMO BRAZ DOS SANTOS, MONIKA WERONIKA DOWBOR

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


Considera-se que as políticas públicas são meios de atenuar diversos problemas sociais e que o esporte com garantia constitucional pode e deve ser gabaritado para tal fim. As universidades tem papel relevante dentro da sociedade na produção e troca de conhecimentos podendo contribuir com o fomento de políticas junto à sociedade, via esporte com as suas diferentes manifestações.

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.

BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS, 2009.

PICÓ, J.; SERRA, I. La escuela de Chicago de sociologia. Madrid: Siglo XXI, 2010.

MENICUCCI, T. Políticas Públicas de lazer. Questões analíticas e desafios políticos. In: ISAYAMA, H. F., LINHALES, M. A. Sobre Lazer e Política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. P. 136-164.

SCALON, C. Desigualdade, pobreza e políticas públicas: notas para um debate. Contemporânea, São Carlos, n. 1, p. 49-68, jun, 2011.

Texto completo: PDF