Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DANÇA, TERRITÓRIO E CULTURA URBANA EM BELO HORIZONTE
Aládia Cristina Rodrigues Medina, Elisângela Chaves, Isabela Faria Guerra, Juliana Araújo de Paula, Maria Gabriela Nascimento Velloso Ferreira, Natália de Oliveira Silva

Última alteração: 2022-01-06

Resumo


Este texto aborda os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como se dá a relação do território de Belo Horizonte e as práticas culturais da e na cidade. Produzido a partir de uma revisão bibliográfica, o estudo desvelou de que maneira os trabalhos analisados discutem a questão do território e se há debates específicos sobre a dança.

Referências


ALMEIDA, Miguel Renato de. Favela, arte e juventude: pensando a relação entre ações artístico-culturais e identidade no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Gestão das Cidades, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

BORGES, Larissa Amorim. Nas periferias do gênero: transitando entre hip-hop, funk e feminismos. Orientadora: Cláudia Andréa Mayorga. 2013. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

BRICK, Aarón. Investigación del hip-hop latino. Recuperado de http://lithic.org/works/hiphop. pdf, 2005.

CARVALHO, Sérgio Roberto Lemos de. O design tipográfico e suas aplicações: dos movimentos urbanos ao design estratégico. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Design, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.


DOS SANTOS, Bruno Vieira. Ativismo juvenil e políticas públicas: o caso do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG, Belo Horizonte, 2018.

FELIX, João Batista de Jesus. Hip Hop: cultura e política no contexto paulistano. 2005. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

GUIMARÃES, Victor Ribeiro. A intermitência política do documentário: figurações do Hip Hop no cinema brasileiro contemporâneo. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Comunicação Social, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG, Belo Horizonte, 2013

HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. Editora UFRJ, 2000.

JÚNIOR, Adelson Afonso da Silva França et al. “Da favela para o mundo”: o funk e o reexistir de jovens adolescentes na EJA e na cidade. Orientador: Heli Sabino de Oliveira, 2019. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais.

JÚNIOR, Sérgio de Lima Saraiva. O grafite como prática espacial: a produção do grafite para além da imagem. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFMG, Belo Horizonte,2012.

LOUREIRO, Alison Rosa. Território (re) inventado: artistas mediadores no processo de construção da Zona Cultural Baixo Centro em Belo Horizonte. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

MIRANDA, Graziela Gonçalves. Ações socioambientais e a arte urbana: possíveis diálogos entre os jovens, a paisagem cultural e o grafite. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019

PEREIRA, Koji. Relações entre a cultura hacker e a intervenção urbana. Dissertação (Mestrado). Pós Graduação em Artes, Escolas de Belas Artes, UFMG, Belo Horizonte, 2012.

PINHEIRO, Christiane Nicolau. Minas de minas: trajetórias de mulheres grafiteiras na cidade de Belo Horizonte. 2015 142 f Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

RIBEIRO, Isaque. Performance artivista em Belo Horizonte 2007 – 20015 + a performance real. Orientadora: Mariana de Lima e Muniz. Tese (doutorado), 2017, Belo Horizonte, Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

SILVA, Romulo Pereira. Memórias de juventudes: experiências educativas no/do hip-hop. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2018.

SOARES, Márcio Ronei Cravo. ICE BAND: interlocuções entre o rap e a escola. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

VIANNA, Klaus. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

Texto completo: PDF