Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DE AÇÕES INCLUSIVAS
MILENA PEDRO DE MORAIS, Vera Lucia Teixeira Silva, Fabiana Stival Morgado, Graciele Massoli Rodrigues

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


O processo formativo é essencial para que professores de Educação Física se sintam seguros ao atuar em contexto inclusivo. Explicitamos uma ação formativa com o objetivo de refletir sobre o papel do esporte na sensibilização de estudantes de Educação Física para o trabalho com pessoas com deficiência. Foram participantes trinta estudantes do sexto semestre dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Vivenciar a ação formativa foi a tônica para que os futuros professores possam participar do movimento inclusivo e inovar as práticas pedagógicas.

Referências


EL TASSA, K. O. M.; CRUZ, G. C. Formação docente e inclusão escolar em um curso de Licenciatura em Educação Física. Revista Educação Especial, v. 29, n. 54, p.121-132, 2016.

FIORINI, M.L.S.; MANZINI, E.J. Formação continuada do professor de Educação Física com foco na inclusão escolar. Revista Educação PUC-Campinas. Campinas, v.21, n.1, p.59-73, 2016.

GALATTI, L. et al. Múltiplos cenários da prática esportiva: pedagogia do esporte - vol. 2. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2017.

HAEGELE, J.A. Inclusion Illusion: Questioning the Inclusiveness of Integrated Physical Education. Quest, p.1-12, 2019. .https://doi.org/10.1080/00336297.2019.1602547

MORAIS, M.P.; RODRIGUES, G.M.; FILGUEIRAS, I. P. Necessidades formativas para a ação docente inclusiva de professores de Educação Física Escolar. Revista Pensar a Prática, v. 22, p. 1-12, 2019.

RODRIGUES, D.;LIMA – RODRIGUES, L. Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa, v.12, n.2, p. 317-333, 2017. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0002

Texto completo: PDF