Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL VIA PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
João Pedro Zoth Batista, Thiago Santos Mota, Leandro Kenner Rodrigues de Carvalho

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O presente relato de experiência objetiva visibilizar as proposições pedagógicas tidas no período de novembro (2020) a maio (2021), no contexto da pandemia (COVID-19), viabilizadas pelo Programa Residência Pedagógica, no subprojeto da Licenciatura em Educação Física (UFES). Utilizamos a metodologia qualitativa, tendo em vista nossas percepções e registros do trabalho pedagógico, apontando as potencialidades e desafios da construção da identidade docente no Ensino Médio Regular.

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 20/05/2021.

ESPÍRITO SANTO. Orientações Curriculares da Educação Física no Ensino Médio. SEDU, 2020. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/-Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20-%20Ensino%20M%C3%A9dio%20-%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Curriculares%202020.docx.pdf. Acesso em: 17/05/2021

FLICK, U. Introdução a metodologia de pesquisa – Um guia para iniciantes. Porto Alegre: Editora Penso. 2013

MATTHIESEN, S. Q, (Org.). Atletismo se aprende na escola. 2º edição. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2012.

PALAFOX, G, H. M; CAMARGO, A. S. F; AMARAL, G. A; Construindo Estratégias de Ensino: Teoria e Prática. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/327_Estrategias.pdf. Acesso em: 10/05/2021.

Texto completo: PDF