Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
QUALIDADE DE VIDA E FATORES ASSOCIADOS A PRESSÃO ARTERIAL EM COLABORADORES DE UMA EMPRESA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR
Camila Ouriques de Rezende, Heleise Faria Dos Reis de Oliveira, Celso Bilynkievycz dos Santos, Elisete Aparecida Novais Mayer, Amanda Caroline Vanat

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O tema Qualidade De Vida No Trabalho (QVT) encontra-se cada vez mais em alta, pois gestores das empresas em busca de uma melhor produtividade estão investindo em melhorias para o ambiente laboral, a fim proporcionar bem estar ao colaborador. Logo buscou-se investigar a prevalência e os Fatores Associados (FA) a Pressão Arterial (PA) e a percepção da Qualidade de Vida (QV), em colaboradores de uma empresa pública. Esta pesquisa caracterizou-se por um estudo descritivo, transversal, com abordagem de análise quanti-qualitativa. Como instrumento, foram utilizados dois questionários eletrônicos, sendo: um sociodemográfico, e o outro WHOQOL-Bref online, contando ainda, com um Checklist para a aferição da PA. Participaram efetivamente desta pesquisa 55 colaboradores, com idade média de 38,18 ± 12,50 anos de ambos os sexos. Os resultados revelaram que em relação aos indicadores de QV, a amostra total apresentou classificação satisfatória para o WHOQOL-Bref. Para uma melhor investigação, e exploração dos possíveis FA a hipertensão arterial (HÁ) a amostra foi dividida em três grupos (A, B e C). Logo conclui-se que ao separar a amostra em três grupos, foi possível identificar que o grupo A apresentou PA elevada (pré hipertensão).

Referências


FLECK, M. P. et al. Aplicação da versão em português do Instrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida “WHOQOL-BREF”. Rev. Saúde Pública, v.34, n.2. p. 178-183, abril 2000.
KLEIN, L. L. et al. Qualidade de vida no serviço público: uma avaliação em uma instituição de ensino superior. Porto Alegre: REAd, v. 23, n. especial, p.317-326, 2017.
OLIVEIRA, H. F. R. et al. QVT-25: Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida. v. 9, n. 1, 2017.
OLIVEIRA, H. F. R. Criação, Desenvolvimento e Validação do Cloud Solution Hergos®: Qualidade de Vida do Colaborador. Tese (doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.

Texto completo: PDF