Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
INFÂNCIAS, EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR NOS ESPAÇOS PÚBLICOS E SENSIBILIDADE EM FORMAÇÃO NO BRASIL E NA FRANÇA
Marília Menezes Nascimento Souza Carvalho, Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues, Maria Cecilia de Paula Silva

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Objetiva-se discutir as sensibilidades em formação na infância a partir das experiências do brincar nos espaços públicos de lazer de Aracaju(Br) e Strasbourg(Fr). Estudo de perspectiva contrastiva nas áreas de lazer infantil em praças públicas destas cidades. As observações não sistemáticas e fotografias permitiram uma análise das realidades investigadas, a partir da experiência citadina.

Referências


IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Senso 2010. Disponível em: . Acesso em: 21jun. 2021.

INSEE – Institute National de la Statistique et des Études Économiques. Dossier Complet: Commune de Strasbourg. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2021.

LE BRETON, David. Antropologia dos Sentidos. Tradução: Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

MACEDO, R. S. Pesquisas Contrastivas e Estudos Multicasos: da crítica à razão comparativa ao método contrastivo em ciências sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2018.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 25 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

RECHIA, S.; BÉTRAN, J. O. Parques urbanos de Barcelona: relação entre os usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 181-202, julho/setembro de 2010.

SANTANA, D. T.; et al. Concepção e planejamento de áreas infantis de parques públicos da cidade e Rennes na França. Licere, Belo Horizonte, v.20, n.1, mar/2017.

Texto completo: PDF