Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL DO PESCADOR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Romilson Augusto Santos, Débora Matos Maia, Izabela Santos Freitas, Cleisiane Souza da Silva, Vitória Lima Nascimento

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O presente texto busca analisar, compreender e discutir sobre as experiências formativas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do subprojeto multidisciplinar Educação Física e Ciências Naturais (SANTOS, 2020), no contexto escolar em tempos de pandemia, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de uma experiência-formação e tem como base epistemológica e argumentos heurísticos a etnopesquisa crítica multirreferencial, por meio dos etnométodos e da sua bacia semântica. Foram utilizados como dispositivo de pesquisa o diário de campo, reuniões pedagógicas, estudos dirigidos, resenhas críticas, atas e relatórios dos encontros virtuais (MACEDO, 2001; 2015).

Referências


BRASIL. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, v. 53, p. 39, MAR. 2020 Seção 1.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2001.

MACEDO, R. S. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015.

SANTOS, R. A. DOS. Subprojeto multidisciplinar de educação física e ciências naturais. Programa institucional de bolsas e iniciação à docência. Salvador, 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2021.

Texto completo: PDF