Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE
Ana Luiza Ferreira Cruz e Sousa, Aline da Silva Oliveira, Felipe Amaral Barbosa, Maria da Conceição dos Santos Costa

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O estudo analisa o trabalho docente em educação física em tempos de pandemia da COVID-19 na rede estadual (RE) de ensino em Belém (PA). Tendo a abordagem crítico-dialética, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com professores de educação física da RE. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a intensificação e precarização do trabalho estão se aprofundando mediante a pandemia; os docentes tiveram que buscar novas estratégias para tratar dos conteúdos da educação física.

Referências


COSTA, M. C. S.; SILVA, B.A. Formação de professores (as) em educação física na Amazônia: a Base Nacional Comum Curricular. In: HAGE, M. S. C. Formação de professores e práticas educativas. Curitiba: Editora CRV, 2020. p. 7.

DAL ROSSO, S. Jornada de trabalho. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

FERRAZ, R. C. S. N. et al. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re) aprendizagem do ato de ensinar: Education in pandemic times: consequences of coping and (re) learning from the act of teaching. Revista Cocar, Belém, n. 9, 2021. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2.ed. Chapecó: Argos, 2012.

LORENZ, C. F.; TIBEAU, C. Educação física no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. Efdeportes, vol. 9, n. 66, 2003. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021.

MACHADO, R, et al ; Educação Física Escolar em Tempos de Distanciamento Social: Panorama, Desafios e Entretenimentos Curriculares. Revista Movimento, v. 26, e26081, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021.

PARÁ. Decreto N° 800, de 31 de Maio de 2020. Restabelecimento econômico gradativo e seguro. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil - Estado do Pará, Belém, Edição Extra, 4 mar. 2021.

SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 

Texto completo: PDF