Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CURSO VIRTUAL DE FUTEBOL E FORMAÇÃO HUMANA: ANÁLISE DOS ELEMENTOS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS
Joselene Ferreira Mota, Emerson Maciel Ferreira, Rhenan Ferreira de Freitas, Saulo Viana Reis

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O curso virtual “Futebol e Formação Humana: elementos históricos e pedagógicos” tem origem a partir de mudanças no projeto de extensão “Academia e Futebol” da Secretária Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério da Cidadania em parceria com a Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL-PA).
A partir de março de 2020 por advento da pandemia da COVID-19, a UFPA por meio de um grupo de trabalho determinou preventivamente a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas. Assim, realizamos várias ações de modo virtual ao longo do ano de 2020. Dando continuidade as atividades do projeto, a iniciativa foi propor um curso virtual sobre o futebol, iniciando em 2021, possibilitando a formação da equipe, bem como, de professores e estudantes.
O curso teve por objetivo apropriar-se de instrumentos históricos e teórico-metodológicos do futebol enquanto produção humana, através de análises dos aspectos sócio-políticos e pedagógicos que o tornou uma prática contraditoriamente elitizada e popular no Pará e no Brasil. Os temas foram pensados levando em consideração a abrangência, as questões culturais que permeiam o âmbito futebolístico.
O futebol está no campo dos esportes e é um fenômeno social resultado das relações sociais. Como produção humana é tema da cultura corporal fazendo parte da sociedade que o pratica, na qual indagamos seus preceitos e suas adequações culturais (COLETIVO DE AUTORES, 2012).

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1993.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico crítica primeiras aproximações. 11.ed. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2011.

MATIAS, W. B. Economia Política do Futebol e o “lugar” do Brasil no Mercado-mundo da bola. 2018. 510 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, 2018.

Texto completo: PDF