Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CORPO E MEMÓRIA: DUAS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ
Moaldecir Freire Domingos

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


No ano de 2019 a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) comemorou 70 anos de existência no município de Macaíba. Diante desse contexto histórico e comemorativo, abriu-se uma oportunidade para investigar sobre as memórias e as trajetórias profissionais dos docentes de Educação Física dessa escola, reconhecendo as transformações ocorridas dos saberes, discursos e práticas de dois professores de educação física que iniciaram sua trajetória nessa escola em meados da década de 1990 e encerraram sua atuação no ano de 2019. Farias et al (2019) identificam que apesar das investigações detectarem diferentes momentos perceptíveis da carreira docente, há uma escassez de estudos que abordem a carreira docente como um todo, principalmente dos professores de Educação Física. Assim, os objetivos desse estudo são a) registrar a memória dos professores de Educação Física da Escola Agrícola de Jundiaí a partir das suas trajetórias profissionais; b) identificar matrizes teóricas que configuram o conhecimento da Educação Física na EAJ e sua articulação com o contexto nacional; c) compreender a articulação entre discursos, teorias e práticas da educação física. Trata-se de uma pesquisa de natureza fenomenológica (MERLEAU-PONTY, 2006; RICŒUR, 2007), cuja ênfase encontra-se na criação de significações em torno das experiências vividas. A escolha dos atores sociais da pesquisa não seguiu uma amostragem probabilística, assim, nesse momento da pesquisa ainda em andamento, analisamos apenas documentos autobiográficos dos professores que iniciaram suas trajetórias na década de 1990. Diante do exposto, temos que esses dois documentos configuram-se como registros importantes da educação física na EAJ, uma vez que narram duas trajetórias profissionais relevantes que estavam alinhados com a perspectiva fenomenológica da educação física e conheciam as mudanças teórico-metodológicas da educação física escolar brasileira. Por fim, cabe apontar que a pesquisa está em andamento e que ainda realizaremos entrevistas com os professores para ampliar a leitura desses documentos, contribuindo para sistematizar as memórias da educação física na EAJ.

Referências


CRUZ, J. M. Trajetória profissional e rupturas epistemológicas na educação física e na atuação do professor. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Departamento de Educação Física. Natal: UFRN, 2014.

FARIAS, G. O. et al. Ciclos da trajetória profissional na carreira docente em educação física. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 441-454, jun. 2018. ISSN 1982-8918. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2019.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 3ªed. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PEREIRA, L. S. B. Memorial Descritivo. Escola Agrícola de Jundiaí. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba: 2014.

RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. São Paulo: Editora Unicamp, 2007.

Texto completo: PDF