Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES DOCENTES COMPARTILHADAS: A TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Paulo Clepard Silva Januario, Diego Pinto Jabois, Graciele Massoli Rodrigues

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Este relato visa refletir e compartilhar percepções docentes sobre o processo de tematização das Lutas na Educação Física escolar. Tal experiência ocorreu em duas escolas públicas, abrangendo Ensino Infantil e Fundamental, com colaboração entre os docentes envolvidos, no intercambio de saberes e experiências prático-reflexivas. Dessa maneira observamos superação de desafios por intermédio da temática destacada, sobretudo amparados pelo planejamento participativo e diálogos necessários.

Referências


FARIAS, U. S. et al. Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência, (Florianópolis), v. 31, n. 58, p. 01-24, abril/julho, 2019.

HARNISCH, G. S. et al. As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 179-184, jan./jun. 2018.

SANTOS, I. L., NEIRA, M. G. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições, Campinas, SP, V. 30, 2019.

Texto completo: PDF