Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA EMERGENCIAL DE ENSINO: PERCEPÇÃO DE MONITORES – DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PID) – DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Breno José Mascarenhas Sá de Flor, Iury Crislano de Castro Silva, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Este trabalho consiste em um relato de experiência, com o objetivo de compartilhar os aprendizados de dois monitores no curso de Licenciatura em Educação Física com o ensino remoto, confrontando os conhecimentos esperados nas disciplinas com as realidades dəs alunəs. Em decorrência da pandemia da Covid-19, as ações se deram em formato remoto, utilizando nova roupagem para as aulas e atividades.

Referências


BACICH, L.; TANZI NETO, A.; MELLO TREVISANI, F. de. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso: Porto Alegre, 2015, pp. 47-53.
BELMONT, R. S.; OSBORNE, R.; LEMOS, E. dos S. A sala de aula invertida na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 59, pp. 1-18, set. 2019.
BORGES, C. M. F; SANCHES NETO, L. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 16.2 2014.
CONCEIÇÃO, W. L. da. Histórias de vidas de professores/as e o fazer docente na socioeducação. Revista Prática Docente, v.5, n.2, pp.1395-1409, 2020.
FLOR, B. J. M. S. de; SILVA, I. C. C.; VENÂNCIO, L.; SANCHES-NETO, L. Lugar de Fala e Escuta Sensível como saberes necessários à prática docência. In: ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS/XIV Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza: UFC,p. 2, 2021.
BRASIL,Ministério da Saúde. Portaria n.188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União 2020;
REIS, V. M. C. P.; MOURA, W. L. de; CUNHA, A. A. C. da; CONCEIÇÃO, M. F. da. A prática esportiva nas aulas de Educação Física no contexto do ensino a distância e percepção dos professores universitários diante das aulas remotas em tempos da pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, [S. l.], v. 1, n. 1, pp. 20–27, 2020.
SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: Análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, pp. 128-136, may 2020. ISSN 2675-1488.
SILVA, A. J. F. da, PEREIRA, B. K. M., OLIVEIRA, J. A. M. de, SURDI, A. C., & ARAÚJO, A. C. de. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: Realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, 24(2), 57-70. 2020.
SILVA, I. C. C.; FLOR, B. J. M. S. de; SANCHES-NETO, L.; VENÂNCIO, L. Racismo nas relações entre əs professorəs e com əs alunəs. In: ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS, 2021, Fortaleza. XIV Encontro de Práticas Docentes. Fortaleza: p. 3. Eu2020/Ufc, 2021.
VENÂNCIO, L., BRUNO, B. D., SILVA, I. C. de C., FLOR, B. J. M. S. de, GONÇALVES, Y., SANCHES NETO, L. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, n. 4,p. e10778, 2021.
VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em Educação Física escolar. Revista Instrumento, Juiz de Fora, v. 21, n.1, pp. 58-73, 2019.

Texto completo: PDF