Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO EM LAZER NA ASCES-UNITA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA OS ESTUDANTES E AS INSTITUIÇÕES ATENDIDAS
Kimberlly Yhorrany Santos Wanderley, Gustavo Henrique Gomes Silva, Bruna Santos Ferraz, Wevans Monthier de Farias, Marcela Natalia Lima de Figueirêdo

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


INTRODUÇÃO
O estágio é a experimentação da prática profissional, no qual os estudantes vivenciam os conhecimentos ao longo da formação, problematizando a relação teoria-prática (SILVA, 2020). No curso de Bacharelado em Educação Física da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), o estágio supervisionado em lazer, no 7º período, ocorre nas instituições Projeto Viver (PV) e Lar da Criança Nossa Senhora do Carmo (LC), localizadas na cidade de Caruaru-PE, que atendem a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
Neste resumo, temos como objetivo apresentar os resultados da pesquisa que tinha por intenção “analisar as contribuições teórico-metodológicas do Estágio Curricular em Lazer do curso de Bacharelado em Educação Física da ASCES-UNITA para os estudantes e as instituições atendidas”.

METODOLOGIA
Esta pesquisa toma por base uma abordagem qualitativa, exploratória, bibliográfica e de campo (MARCONI; LAKATOS, 1996). Buscamos, através da secretaria da ASCES-UNITA, a lista de estudantes que foram aprovados na disciplina de Estágio em Lazer no período de 2019.2, pois em decorrência da COVID-19, as atividades presenciais no PV e LC foram suspensas em fevereiro de 2020. A partir da lista, identificamos um total de 23 estudantes, que foram contactados para participarem da pesquisa, destes, 13 aceitaram participar. Assim, foi realizada a entrevista semiestruturada, com auxílio de um dispositivo de áudio para gravação (presencial), e por meio do Google Meet (online). Em seguida, as entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas (BARDIN, 2011).

RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir das análises dos dados, percebemos que o Estágio em Lazer, pode contribuir para as instituições atendidas, em diversos aspectos da vida e da formação humana das crianças e adolescentes participantes: desenvolvimento motor, social e ensino de princípios, ordem e respeito, acesso a oportunidades e o vislumbre de novas realidades.
Segundo Marcellino (1996), o lazer é espaço privilegiado para a vivência de valores e atitudes, desenvolvimento pessoal e social. Percebemos também através do estágio, o resgate da alegria, prazer e diversão.
De acordo com os entrevistados, as intervenções do estágio contribuíram para a formação profissional no Bacharelado pois possibilitou a reflexão sobre sua prática pedagógica, e mudaram seu ponto de vista sobre o papel do profissional de educação física no lazer. Os entrevistados, demonstraram também que possibilidades pedagógicas estão articuladas com a práxis, “a prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática” (VEIGA, 1989, p. 16).
Constatou-se também que o planejamento foi uma categoria citada, e que o exercício da construção do planejamento, trouxe várias contribuições para a formação profissional: como: a importância de construir e organizar com antecedência um plano para cada intervenção, adaptações necessárias, pensar o local de intervenção, as características do público atendido, a disponibilidade de materiais. Isayama e Stoppa (1997) consideram que o planejamento é uma das funções do profissional na área do lazer.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideramos que este estudo a partir do estágio atuou como elemento de denúncia no acesso do direito ao lazer em nossa sociedade, e apontou para as fragilidades do lugar do lazer nos cursos de formação profissional em Educação Física. Acreditamos que o estágio foi importante para que os estudantes reconhecessem a função social de sua atuação profissional.

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

ISAYAMA, H. F.; STOPPA, E. A. Reflexões acerca do lazer dos profissionais do lazer. In: Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 9, 1997, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG/CELAR, 1997. p. 658-665.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SILVA, P. P. Estágio curricular supervisionado obrigatório no curso de licenciatura em educação física da universidade de Pernambuco: entre o aumento de carga horária e sua qualificação. 2020. 146f. Tese (Doutorado) – PAPGEF UPE/UFPB. Recife, 2020.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. 1988. 271f. Tese (Doutorado) - Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1988.

Texto completo: PDF