Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fabricio Lucio Neves de Lima, Mayza Batalha Mendonça de Lima, Inês Amanda Streit

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Este trabalho tem como objetivo descrever através de um relato, a experiencia do professor enquanto coordenador e dos alunos no papel de pesquisadores participantes de um projeto de pesquisa do Programa Ciência na Escola (PCE) 2020 em uma escola Municipal da Cidade de Manaus – AM. O PCE é uma ação voltada a participação de professores e estudantes em projetos de pesquisa cientifica e inovação tecnológica a serem desenvolvidas nas escolas públicas Estaduais e Municipais do Amazonas, criado em 2004 e fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). O programa de pesquisa visa ampliar os conhecimentos dos alunos acerca dos estudos científicos assim como incentivar a formação continuada dos professores que participam submetendo seus projetos. O contato com os projetos de pesquisa abre horizontes em frente as dificuldades encontradas pelos alunos e professores da educação básica, proporcionando oportunidades e a construção de saberes que ficarão marcados na trajetória de cada um ao longo de sua jornada.

Referências


DEMO, P. Educar pela pesquisa. 10ª Ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2015.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino; Uma abordagem teórica. Revista Thema. 2017. v, 14, nº01. Pag. 268 a 288. DOI http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268 - 288.404

MATIAS, C. P. P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação – UNESC. Criciúma, v. 6, nº1, julho/novembro – 2016.

PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: Uma revisão Integrativa. SANARE, Sobral, v. 15, nº02, p. 145 a 153, junho/dezembro – 2016.

PRIMAVERA, A. P. Iniciação cientifica no ensino médio: contribuições do programa ciência na escola. 2018. Dissertação (Mestrado) – Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus, 2018.

SANTOS, E. C. A. Alfabetização Cientifica: Um estudo na Formação Continuada de Professores no Programa Ciência na Escola no município de Manaus. 2018. Dissertação (Mestrado) – Educação em Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Manaus, 2018.

Texto completo: PDF