Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA AO FUTEBOL EM PERIÓDICOS NACIONAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Eduardo Henrique Amancio Silva, Gabriela Machado Ribeiro, Ricardo Drews Drews

Última alteração: 2021-08-24

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Futebol; Revisão.

INTRODUÇÃO
“Brasil, o país do futebol” e “futebol, a paixão nacional” são expressões populares e manifestam o laço “sanguíneo” que este país possui com a modalidade. No entanto, a falsa hegemonia do Brasil em ser o país do futebol contribuiu para uma simplista análise deste esporte prejudicando, assim, seu desenvolvimento e debate cientificamente orientado (FRANCO, 2013).
Ao considerar a relevância atribuída ao esporte no cenário nacional, evidencia-se a necessidade de estudos analisando a produção científica da temática de modo a acompanhar o seu desenvolvimento para que seja possível apontar lacunas a serem sanadas por estudos futuros, como também contribuir para o reconhecimento do status científico junto à comunidade acadêmica. Tais mapeamentos, realizados periódica ou sistematicamente, são um importante instrumento de avaliação do seu processo de desenvolvimento, não apenas para mostrar avanços como também para sinalizar eventuais necessidades de correção de rota (TANI; DREWS; CORRÊA, 2020).
Deste modo, o objetivo do presente estudo foi analisar o panorama de produção de conhecimento sobre futebol em periódicos brasileiros em língua portuguesa na área da Educação Física.

MÉTODOS
Foram selecionados para análise 11 revistas emergentes da área da Educação Física: Movimento; Pensar a Prática; Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Revista Brasileira de Ciência e Movimento; Revista Brasileira de Ciências do Esporte; Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano; Revista Brasileira de Futebol; Revista Brasileira de Futsal e Futebol; Revista Brasileira de Medicina do Esporte; Revista da Educação Física e Motriz.
As buscas dos artigos ocorreram no banco de dados online dos periódicos entre os meses de julho e agosto de 2019. A coleta de dados foi realizada com a utilização do operador lógico OR entre os seguintes termos: futebol, soccer e football. No escopo da busca no sistema dos periódicos foi selecionado “todos”. Os critérios de elegibilidade dos artigos foram (1) apresentar um dos descritores no título, resumo ou palavras-chaves; (2) ser publicado até agosto de 2019; e (3) ser publicado em língua portuguesa. A presente revisão somente considerou artigos originais, revisões de literatura, resenha e ponto de vista, sendo que não foi adotado data limite inferior do ano de publicação dos artigos.
Após selecionados os artigos, foram extraídos os dados referentes ao ano, periódico e categorizados conforme a temática investigada e a população analisada. Todos os dados foram analisados com base em estatística descritiva dos valores absolutos (N) e relativos (%).

RESULTADOS
A busca realizada nos periódicos resultou em 1.028 publicações. Após aplicação dos critérios de inclusão e análise dos estudos, foram selecionados 789 estudos. O primeiro artigo encontrado sobre o tema data de 1989. O panorama encontrado aponta que a frequência de publicações foi crescente ao longo dos anos, apresentando um grande aumento a partir de 2009 e alcançando seu auge no ano de 2018. A Revista Brasileira de Futsal e Futebol apresentou o maior número de publicações (37,3%), seguida da Revista Brasileira de Futebol (13,4%) e da Revista Movimento (10,5%).
Em relação ao número total de artigos sobre cada temática, foi verificado uma maior quantidade de estudos analisando o desempenho energético-funcional (29,2%), seguido do desempenho técnico-tático (18,6%) e da sociologia (8,2%). Em relação as populações analisadas nos estudos, a maioria foram adolescentes (26,3%), seguidos de adultos (18,2%), pré-adolescentes (13,6%) e equipes sem descrição da idade (10,2%).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A análise da produção científica sobre futebol em periódicos nacionais permite-nos concluir que houve aumento na produção de estudos na última década, principalmente na Revista Brasileira de Futsal e Futebol e Revista Brasileira de Futebol, as quais tem como foco específico publicações sobre futebol. As temáticas desempenho energético-funcional e técnico-tático receberam maior atenção nas publicações, bem como o público de adolescentes e adultos.
Nesse sentido, este estudo oferece subsídios para ampliar o entendimento sobre o atual quadro da produção do conhecimento acerca do Futebol no cenário nacional. Os dados apresentados, bem como a compreensão deles, podem contribuir para o fomento de conhecimentos em áreas mais necessitadas e estratégicas do esporte.

Referências


FRANCO J. H. Brasil, país do futebol? Revista USP, n. 99, p. 45-56, 2013.
TANI, G.; DREWS, R.; CORRÊA, U. C. Tendências da produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq da área de educação física. Movimento, v. 26, 2021.

Texto completo: PDF