Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
COMPETÊNCIAS PARA COLABORAÇÃO NO ESPORTE PARALÍMPICO: UMA EXPERIÊNCIA BASEADA NA INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE
Caio Alves Lemos, Carolina Lima de Oliveira, Thaynara Araújo de Assis, Jalusa Andréia Storch Díaz, Rebeca de Paula Milward Azevedo

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Objetivo: Reconhecer as competências comuns e colaborativas envolvidas no trabalho interprofissional no esporte paralímpico, por meio da opinião de discentes participantes do PPC. Método: Pesquisa descritiva do tipo survey, realizada com 14 participantes, utilizando um formulário eletrônico. Envolveu a análise qualitativa dos dados, com apresentação de gráficos para as competências. Resultados: As competências comuns mais reconhecidas entre os participantes foram: conhecimento especializado (n=12, 85,7%), uso de ferramentas virtuais (n=12, 85,7%), planejamento e organização de tarefas (n=12, 85,7%) e compartilhamento de experiências (n=12, 85,7%). Já as competências colaborativas consideradas mais relevantes entre os participantes foram: aprendizagem compartilhada sobre saúde, esporte e deficiência (n=13, 92,9%), trabalho colaborativo e interprofissional (n=13, 92,9%), trabalho em equipe (n=13, 92,9%) e empatia (n=13, 92,9%). Conclusão: O estudo reconheceu as principais competências e demonstrou que as ações interprofissionais são importantes para o desenvolvimento do esporte paralímpico.
Objective: Recognize the common and collaborative skills involved in interprofessional work in Paralympic Sports, through the opinion of students participating in the PPC. Method: Descriptive survey research, carried out with 14 students, using an electronic form. It involved the qualitative analysis of data with presentation of graphical results for common and collaborative skills. Results: The most recognized common skills among the participants were: Specialized knowledge (n=12, 85.7%), use of virtual tools (n=12, 85.7%), planning and organization of tasks (n=12, 85.7%), and sharing experiences (n=12, 85.7%). The collaborative skills considered most relevant among the participants were: Shared learning about health, sport and disability (n=13, 92.9%), collaborative and interprofessional work (n=13, 92.9%), teamwork (n=13, 92.9%) and empathy (n=13, 92.9%). Conclusion: The study recognized the main skills and demonstrated that interprofessional actions are important for the development of Paralympic Sports.
Objetivo: Reconocer las habilidades comunes y colaborativas involucradas en el trabajo interprofesional en el Deporte Paralímpico, a través de la opinión de los estudiantes participantes en el PPC. Método: Investigación descriptiva tipo encuesta, realizada con 14 participantes, utilizando un formulario electrónico. Utilizó el análisis cualitativo de datos, con presentación de gráficos para habilidades comunes y colaborativas. Resultados: Las habilidades comunes más reconocidas entre los participantes fueron: Conocimiento especializado (n = 12, 85,7%), uso de herramientas virtuales (n = 12, 85,7%), planificación y organización de tareas (n = 12, 85,7%) y el intercambio de experiencias (n = 12, 85,7%). Las habilidades colaborativas consideradas más relevantes entre los participantes fueron: Aprendizaje compartido sobre salud, deporte y discapacidad (n = 13, 92,9%), trabajo colaborativo e interprofesional (n = 13, 92,9%), trabajo en equipo (n = 13, 92,9%) y empatía (n = 13, 92,9%). Conclusión: El estudio reconoció las principales competencias y demostró que las acciones interprofesionales son importantes para el desarrollo del deporte paralímpico.

Referências


BARR, H. Competent to collaborate: towards a competency-based model for interprofessional education. Jornal of Interprofessional Care, vol. 12, n. 2, 1998. Disponível em: https://neipc.ufes.br/sites/neipc.ufes.br/files/field/anexo/competent_to_collaborate.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

BATISTA, N. A. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Cad Fnepas, v. 2, n. 1, p. 25-8, 2012. Disponível em: http://fnepas.org.br/artigos_caderno/v2/educacao_interprofissional.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

BURING, S. M. et al. Interprofessional Education: Definitions, Student Competencies, and Guidelines for Implementation. American Journal of Pharmaceutical Education vol. 73,4, 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2720355/pdf/ajpe59.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

CASTRO, S. S et al. Developing competencies among health professions students related to the care of people with disabilities: a pilot study. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2018, v. 22, n. 65. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/Rk7Cjp6hLDFjB4Fy9KGfbHR/?lang=en. Acesso: 18 jun, 2021.

COSTA et al. Educação interprofissional em saúde. Sedis-UFRN. 85p. Natal, 2018. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2018/dezembro/12/Educacao-Interprofissional-em-Saude.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.

GOLOM, F. D. SCHRECK, J. S. The journey to interprofessional collaborative practice: are we there yet?. Pediatric Clinics of North America, v. 65, n. 1, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29173710/. Acesso em: 16 jun, 2021.

KIRSCHNER, K. L. Educating Health Care Professionals to Care for Patients With Disabilities. JAMA, v. 302, n. 12, p. 1334, 23 set. 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19773571/. Acesso em: 16 jun, 2021.

Texto completo: PDF