Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CORPO E A CULTURA AMAZÔNICA NAS COREOGRAFIAS DA GINÁSTICA PARA TODOS
Meriane Teixeira de Matos, Artemis de Araújo Soares

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Nosso trabalho aborda sobre o corpo e a cultura na ginástica para todos, colocando em relevância na coreografia uma interrelação entre a cultura amazônica e os movimentos gímnicos. iniciaremos pela discussão sobre o corpo, a partir da modernidade vem ganhando novos significados, por meio da visão diferenciada da cultura em cada sociedade. por esse entendimento sobre corpo que iremos reflexionar na modalidade de ginástica para todos (gpt). desta forma, o objetivo principal é analisar o efeito na representatividade da cultura amazônica imbricados nas coreografias da ginástica para todos. utilizaremos a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty como base para encontrar nos praticantes da modalidade o discurso que permeia a GPT. para isso, realizaremos uma entrevista semiestruturada, feita pelo google formulário, para obtenção das respostas dos entrevistados, assim, a base da análise das falas dos agentes sociais será a análise do discurso de Foucault (1996). esperamos com esse trabalho possibilitar um diálogo que valorize a cultura amazônica sob o prisma da ginástica para todos.

Referências


BETTI, M. Cultura corporal educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica, Maringá. Revista da Educação Física. UEMv. 18, n. 2, p. 207-217, 2. 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. 01 - 68, 1997.
FOUCALT, M. A ordem do discurso. Editora Loyola, São Paulo, 1996.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Tradução Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1926, Rio de Janeiro, p. 323, 2008.
MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para todos: o que a Praxiologia Motriz diz sobre isso? Conexões, Campinas, SP, v. 18, 2020.

MERLEAU-PONTY, M. 1908-1961. Fenomenologia da percepção / Maurice Merleau-Ponty. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

RUFINO; Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a
educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Revista Conexões, Campina. v.11, n.1, p.145-170, jan/mar. 2013.

SILVA, A. C; FREITAS, D. C; LÜDORF, S. M. A. O corpo e a prática dos professores de academias. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, p. 1-10, 2008.

Texto completo: PDF