Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O PROCESSO FORMATIVO COLABORATIVO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Iury Crislano de Castro Silva, Breno José Mascarenhas Sá de Flor, Cyntia Emanuelle Souza Lima, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em um relato de experiência a partir do processo formativo colaborativo entre professorəs e monitorəs na realização das atividades em disciplinas no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Friend e Cook (1990, 2000) apontam o modo colaborativo de ensino como um estilo de interação entre, no mínimo, dois parceirəs equivalentes engajadəs num processo conjunto de tomada de decisão e trabalhando em prol de um objetivo comum, partilhando a responsabilidade de ensinar juntəs. Esse entendimento caminha na direção de Borges e Sanches Neto (2014), no âmbito da formação em educação física, que acreditam no trabalho colaborativo e na reflexão em pares como fonte de compartilhar experiências, práticas, percepções e conhecimentos relevantes.
No contexto atual, as universidades públicas têm adotado o ensino remoto como possibilidade para continuar exercendo as atividades acadêmicas sem interromper os semestres letivos, decisão tomada por conta da pandemia do Covid-19. Nesse sentindo, os programas de bolsas oferecidos pela UFC têm papel relevante na construção desse novo plano de ensino temporário, como é o caso do PID que proporciona espaços para que estudantes que tenham interesse experimentem a docência no ensino superior ainda na formação inicial.
Portanto, o objetivo desse trabalho é demonstrar como ocorreram os planejamentos das aulas, a organização do grupo, as pesquisas, a realização das atividades durante o processo de ensino-aprendizagem dəs discentes e reforçar a importância do trabalho colaborativo realizado entre əs professorəs, əs monitorəs e əs estudantes em formação inicial (VENÂNCIO et al., 2021).

PERCURSO METODOLÓGICO
O planejamento das ações para dessas disciplinas foi proposto peləs professorəs em conjunto com əs monitorəs vinculadəs nos diversos encontros virtuais nas plataformas: Google Meet e Whatsapp . Esses encontros ocorreram durante todo o processo paralelamente aos encontros síncronos e assíncronos das disciplinas. O processo ocorreu de forma colaborativa, as aulas, tarefas e avaliações das disciplinas eram elaboradas de forma conjunta, acreditamos que o processo colaborativo nos proporciona uma visão mais ampla do processo, sendo assim possível identificar possíveis lacunas e/ou elementos que antes não pareciam evidentes.
Durante os encontros foram discutidas quais ações, atividades, estratégias, convidadəs, temáticas e conteúdos seriam pautas para os diálogos nas disciplinas, e como que nós, enquanto responsáveis por este planejamento, encontramos relevância na escolha dessas questões e subsidiamos, de acordo com essas escolhas, fundamentos para a fomentação da nossa prática docente e criticidade pedagógica no ensino superior.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideramos que é possível encontrar, nas ações do PID, vivências e experiências de uma vida docente ainda dentro da graduação, com o aporte teórico-metodológico e o ambiente necessário para a discussão sobre tentativas e erros com certa segurança, viabilizando a colaboração na construção de uma prática pedagógica (auto)crítica.

Referências


BORGES, C. M. F; SANCHES NETO, L. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas
na educação física: perspectivas colaborativas. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação
16.2 2014.
FRIEND, M.; COOK, I. Collaboration as a predictor for success in school reform. Journal of educational and Psychological Consultation, 1990.
FRIEND, M.; COOK, I. Interactions: collaboration skills for school professionals. New York: Longman, 2000.
VENÂNCIO, L.; BRUNO, B. D.; SILVA, I. C. C.; FLOR, B. J. M. S.; GONÇALVES, Y.; SANCHES NETO, L. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, 4, e10778, 2021. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778

Texto completo: PDF