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O PROCESSO FORMATIVO COLABORATIVO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Última alteração: 2021-12-02
Resumo
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em um relato de experiência a partir do processo formativo colaborativo entre professorəs e monitorəs na realização das atividades em disciplinas no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Friend e Cook (1990, 2000) apontam o modo colaborativo de ensino como um estilo de interação entre, no mínimo, dois parceirəs equivalentes engajadəs num processo conjunto de tomada de decisão e trabalhando em prol de um objetivo comum, partilhando a responsabilidade de ensinar juntəs. Esse entendimento caminha na direção de Borges e Sanches Neto (2014), no âmbito da formação em educação física, que acreditam no trabalho colaborativo e na reflexão em pares como fonte de compartilhar experiências, práticas, percepções e conhecimentos relevantes.
No contexto atual, as universidades públicas têm adotado o ensino remoto como possibilidade para continuar exercendo as atividades acadêmicas sem interromper os semestres letivos, decisão tomada por conta da pandemia do Covid-19. Nesse sentindo, os programas de bolsas oferecidos pela UFC têm papel relevante na construção desse novo plano de ensino temporário, como é o caso do PID que proporciona espaços para que estudantes que tenham interesse experimentem a docência no ensino superior ainda na formação inicial.
Portanto, o objetivo desse trabalho é demonstrar como ocorreram os planejamentos das aulas, a organização do grupo, as pesquisas, a realização das atividades durante o processo de ensino-aprendizagem dəs discentes e reforçar a importância do trabalho colaborativo realizado entre əs professorəs, əs monitorəs e əs estudantes em formação inicial (VENÂNCIO et al., 2021).
PERCURSO METODOLÓGICO
O planejamento das ações para dessas disciplinas foi proposto peləs professorəs em conjunto com əs monitorəs vinculadəs nos diversos encontros virtuais nas plataformas: Google Meet e Whatsapp . Esses encontros ocorreram durante todo o processo paralelamente aos encontros síncronos e assíncronos das disciplinas. O processo ocorreu de forma colaborativa, as aulas, tarefas e avaliações das disciplinas eram elaboradas de forma conjunta, acreditamos que o processo colaborativo nos proporciona uma visão mais ampla do processo, sendo assim possível identificar possíveis lacunas e/ou elementos que antes não pareciam evidentes.
Durante os encontros foram discutidas quais ações, atividades, estratégias, convidadəs, temáticas e conteúdos seriam pautas para os diálogos nas disciplinas, e como que nós, enquanto responsáveis por este planejamento, encontramos relevância na escolha dessas questões e subsidiamos, de acordo com essas escolhas, fundamentos para a fomentação da nossa prática docente e criticidade pedagógica no ensino superior.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideramos que é possível encontrar, nas ações do PID, vivências e experiências de uma vida docente ainda dentro da graduação, com o aporte teórico-metodológico e o ambiente necessário para a discussão sobre tentativas e erros com certa segurança, viabilizando a colaboração na construção de uma prática pedagógica (auto)crítica.
Este trabalho consiste em um relato de experiência a partir do processo formativo colaborativo entre professorəs e monitorəs na realização das atividades em disciplinas no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Friend e Cook (1990, 2000) apontam o modo colaborativo de ensino como um estilo de interação entre, no mínimo, dois parceirəs equivalentes engajadəs num processo conjunto de tomada de decisão e trabalhando em prol de um objetivo comum, partilhando a responsabilidade de ensinar juntəs. Esse entendimento caminha na direção de Borges e Sanches Neto (2014), no âmbito da formação em educação física, que acreditam no trabalho colaborativo e na reflexão em pares como fonte de compartilhar experiências, práticas, percepções e conhecimentos relevantes.
No contexto atual, as universidades públicas têm adotado o ensino remoto como possibilidade para continuar exercendo as atividades acadêmicas sem interromper os semestres letivos, decisão tomada por conta da pandemia do Covid-19. Nesse sentindo, os programas de bolsas oferecidos pela UFC têm papel relevante na construção desse novo plano de ensino temporário, como é o caso do PID que proporciona espaços para que estudantes que tenham interesse experimentem a docência no ensino superior ainda na formação inicial.
Portanto, o objetivo desse trabalho é demonstrar como ocorreram os planejamentos das aulas, a organização do grupo, as pesquisas, a realização das atividades durante o processo de ensino-aprendizagem dəs discentes e reforçar a importância do trabalho colaborativo realizado entre əs professorəs, əs monitorəs e əs estudantes em formação inicial (VENÂNCIO et al., 2021).
PERCURSO METODOLÓGICO
O planejamento das ações para dessas disciplinas foi proposto peləs professorəs em conjunto com əs monitorəs vinculadəs nos diversos encontros virtuais nas plataformas: Google Meet e Whatsapp . Esses encontros ocorreram durante todo o processo paralelamente aos encontros síncronos e assíncronos das disciplinas. O processo ocorreu de forma colaborativa, as aulas, tarefas e avaliações das disciplinas eram elaboradas de forma conjunta, acreditamos que o processo colaborativo nos proporciona uma visão mais ampla do processo, sendo assim possível identificar possíveis lacunas e/ou elementos que antes não pareciam evidentes.
Durante os encontros foram discutidas quais ações, atividades, estratégias, convidadəs, temáticas e conteúdos seriam pautas para os diálogos nas disciplinas, e como que nós, enquanto responsáveis por este planejamento, encontramos relevância na escolha dessas questões e subsidiamos, de acordo com essas escolhas, fundamentos para a fomentação da nossa prática docente e criticidade pedagógica no ensino superior.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideramos que é possível encontrar, nas ações do PID, vivências e experiências de uma vida docente ainda dentro da graduação, com o aporte teórico-metodológico e o ambiente necessário para a discussão sobre tentativas e erros com certa segurança, viabilizando a colaboração na construção de uma prática pedagógica (auto)crítica.
Referências
BORGES, C. M. F; SANCHES NETO, L. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas
na educação física: perspectivas colaborativas. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação
16.2 2014.
FRIEND, M.; COOK, I. Collaboration as a predictor for success in school reform. Journal of educational and Psychological Consultation, 1990.
FRIEND, M.; COOK, I. Interactions: collaboration skills for school professionals. New York: Longman, 2000.
VENÂNCIO, L.; BRUNO, B. D.; SILVA, I. C. C.; FLOR, B. J. M. S.; GONÇALVES, Y.; SANCHES NETO, L. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, 4, e10778, 2021. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778
na educação física: perspectivas colaborativas. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação
16.2 2014.
FRIEND, M.; COOK, I. Collaboration as a predictor for success in school reform. Journal of educational and Psychological Consultation, 1990.
FRIEND, M.; COOK, I. Interactions: collaboration skills for school professionals. New York: Longman, 2000.
VENÂNCIO, L.; BRUNO, B. D.; SILVA, I. C. C.; FLOR, B. J. M. S.; GONÇALVES, Y.; SANCHES NETO, L. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, 4, e10778, 2021. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778
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