Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESTUDOS SÓCIO-FILOSÓFICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PPGEF DA UFRN
Luiz Arthur Nunes da Silva, Terezinha Petrucia da Nóbrega

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


A EDUCAÇÃO FÍSICA EM SEU CAMPO DE ESTUDOS SÓCIO-FILOSÓFICOS
Os discursos sobre o corpo em suas interfaces com a Educação Física suscitam discussões contemporâneas e tem sido palco de inúmeras reflexões éticas, epistemológica, estéticas e ontológicas. Perante as perspectivas dos estudos sobre o corpo, é pertinente traçar reflexões, problematizando-o em diferentes esferas, para que através desse movimento de idéias possamos compreendê-lo também a partir de diferentes fenômenos. E é destacando um desses espaços que trazemos o campo de estudos sócio-filosóficos para pensar a produção do conhecimento em Educação Física no Brasil.
A pesquisa tem como intuito identificar as configurações epistemológicas da linha de Estudos Sócio-Filosóficos sobre o Corpo e o Movimento Humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEF/UFRN), que se destaca como única linha “sócio-filosófica” cadastrada nos programas de pós-graduação no Brasil .
Nosso corpus, então, parte do levantamento de todas as dissertações defendidas no PPGEF encontradas no site oficial do Programa, compreendido no período do ano 2010 a 2020. Logo após, fizemos uma triagem das dissertações exclusivas à linha sócio-filosófica que foram defendidas nesse período. Realizado esse levantamento, realizamos a busca pelas dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRN, criando um espaço digital para armazenamento e leitura dessas dissertações.
A pesquisa tem como objetivo principal “compreender a relevância dos estudos sócio-filosóficos em Educação Física no Brasil”. Dessa forma, delineamos alguns objetivos específicos: (1) Mapear as linhas de pesquisa dos PPG’s em Educação Física no Brasil; (2) Realizar o levantamento e análise dos trabalhos de dissertações defendidas na linha de Estudos Sócio-Filosóficos do PPGEF da UFRN; (3) Destacar os estudos a partir de seus interlocutores, metodologias e problemáticas de pesquisa e, (4) Identificar as configurações epistemológicas da linha socio-filosófica.
Operamos com a redução fenomenológica para análise do corpus dessa pesquisa, fazendo a leitura, mapeamento e análises do material levantado. Nesse momento, permitimos a abertura de horizonte de sentidos a partir do movimento da redução fenomenológica (NÓBREGA, 2010; MOREIRA, 1992), que como nos mostra Merleau-Ponty (2011), é compreendida como uma admiração sobre o mundo, tal como ele se mostra, tal como ele é antes de qualquer retorno sobre nós mesmos. Esse “novo” olhar ressignificado amplia o pensamento na busca das essências, onde estas se mostram abertas e inacabadas ao conhecimento na busca do irrefletido (MERLEAU-PONTY, 2011).
Para tanto, como técnica de pesquisa para apoiar o processo de redução fenomenológica utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), considerando-se a configuração do corpus de análise, a categorização temática e a interpretação referencial.
Acreditamos que esse movimento das ideias seja favorável para visualizarmos o solo intelectual da produção do conhecimento dos trabalhos produzidos na linha de pesquisa e sua importância para o campo da Educação Física no Brasil.

CONSIDERAÇÕES...
Os direcionamentos de nossas reflexões fundam suas bases nos aspectos epistemológicos da linha sócio-filosófica que se inscreve nas pesquisas em Educação Física, considerando que o PPGEF em seu corpo docente e discente interroga e alargam os conhecimentos da/na área, a partir dos estudos que trazem a reflexão sobre as noções de corpo, corporeidade, experiência, historicidade, percepção, expressão, estética, ética, entre outras.
Essa pesquisa encontra-se em andamento e busca apresentar importante relevância aos estudos sócio-filosóficos no campo científico como produção intelectual da Educação Física no Brasil.

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MOREIRA, W. W. Educação Física escolar uma abordagem fenomenológica. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora da Física, 2010.

Texto completo: PDF