Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EU POSSO VIVER”: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Amanda Dória Assis

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O trabalho constitui-se como um relato de experiência. Visa apresentar uma proposta de trabalho que problematiza gênero nas aulas de educação física, realizado com turmas do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Porto Alegre. A partir dessa experiência, muitas situações de violência de gênero emergiram na fala e nas ações das crianças, o que culminou em um trabalho sobre empoderamento.

Referências


BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Brasília, 2017.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2019

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do "sexo". In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, p. 110-127, 2000.

DORNELLES, Priscila Gomes. A (hetero)normalização dos corpos em práticas pedagógicas da Educação Física escolar. 2013. 193 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre.

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. .ed. – São Paulo: Boitempo, 2021.

GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira. In: LUZ, Madel T. (org.). O lugar da mulher, estudos sobre a condição feminina na sociedade atual. Rio de Janeiro: Graal, 1982. p. 89-106.

NEIRA, Marcos .G., NUNES, Mário L.F (Orgs.). Praticando estudos culturais na educação física. São Caetano do Sul: Yends, 2009.

Texto completo: PDF